Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Pimentel crê não ser mais necessário elevar taxa Selic

Processo de alta de preços mais rigoroso do começo do ano "já foi debelado", explica ministro.

Fonte: Diário do ComércioTags: juros

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje, 3, que não acredita que sejam necessários novos aumentos da taxa Selic (juro básico da economia brasileira) para conter a inflação. "Como ministro da Indústria, acho que não precisa mais de alta de juros. Mas essa é uma questão do Banco Central", comentou ele a jornalistas, depois de encerrar o Congresso Brasileiro do Aço, em São Paulo. Em seguida, Pimentel explicou que sua posição está relacionada à avaliação de que o processo de alta de preços mais rigoroso do começo do ano "já foi debelado".


Pimentel afirmou que o governo, nos próximos dias, deve anunciar uma série de medidas com o objetivo de aumentar a competitividade da indústria brasileira, que corre risco em razão da forte valorização do câmbio. Segundo o ministro, essas ações oficiais vão na direção de promover desonerações tributárias para empresas, inclusive nos investimentos em máquinas e equipamentos, e algumas medidas devem ser adotadas com a meta de ampliar o consumo per capita anual de aço no País, que é de apenas um quarto do registrado na China.

"O Brasil passa por um momento perigoso. Há muitas oportunidades de expansão do País. Contudo, é preciso melhorar a competitividade da economia, sobretudo, da indústria. O ministro ressaltou ainda que o câmbio valorizado coloca em risco a eficiência da indústria nacional. Embora não tenha mencionado, os problemas do setor manufatureiro brasileiro, segundo autoridades do governo, ocorrem em geral devido à facilidade de importação de produtos congêneres, sobretudo, da China.

O ministro destacou que o vigor da economia nacional, que estimula investidores a aplicarem capitais no País, mais a política de afrouxamento quantitativo dos EUA, que está ocorrendo "no limite da responsabilidade", devem manter o câmbio valorizado no médio prazo. De acordo com Pimentel, a força do real ante o dólar, portanto, dificilmente será modificada nos próximos trimestres, o que torna ainda mais necessárias as medidas oficiais, que serão anunciadas para fortalecer a indústria nacional.