Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

5 filmes e séries sobre xadrez que ensinam lições importantes para quem quer começar um negócio

Abrir um negócio e ter sucesso exige várias habilidades e o xadrez ensina muito sobre isso. Pode parecer apenas entretenimento, mas o jogo ajuda a ter foco, disciplina, responsabilidade extrema e resiliência

Além de ser um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, o xadrez traz grandes ensinamentos, inclusive para quem deseja abrir o próprio negócio. Os movimentos calculados para chegar ao desejado xeque-mate no rei do adversário inspiram estratégias na hora de empreender.

“Abrir um negócio e ter sucesso exige várias habilidades e o xadrez ensina muito sobre isso. Pode parecer apenas entretenimento, mas o jogo ajuda a ter foco, disciplina, responsabilidade extrema e resiliência, entre outros benefícios importantes para quem busca ser um empresário de sucesso”, afirma o sócio-executivo da Gaudium, Bruno Muniz.

Entre as lições do jogo, Muniz destaca a importância das visões macro (todo) e micro (detalhes), reconhecimento de padrões, planejamento, além da intuição e do cálculo de variantes que se apresentam no tabuleiro, e que também se aplicam na jornada do empreendedor.

"O xadrez exige estratégia, atenção aos detalhes e também a percepção da força relativa das peças em posições. Os bispos gostam de diagonais livres; torres, de colunas abertas. Esse entendimento é relevante para liderar e gerir o ativo mais importante das empresas: as pessoas e suas aptidões. Não adianta colocar uma torre em uma diagonal aberta se a coluna dela estiver fechada. Um bispo seria melhor", explica Muniz.

Pensando nisso, o especialista indica alguns filmes e séries inspiradores que têm suas tramas centradas no xadrez. Confira:

1. O Gambito da Rainha

Baseada em um livro com o mesmo nome, a série conta a história de Elizabeth Harmon, uma garota que conhece o xadrez no orfanato em que vive e acaba virando um fenômeno do jogo ainda criança. Já adulta, Elizabeth precisa enfrentar alguns vícios para se tornar a maior jogadora do mundo. Disponível na Netflix.

2. A Chance de Fahim

O filme francês narra a história de Fahim e seu pai Ruman, que precisam fugir de Bangladesh. Pai e filho enfrentam diversos obstáculos para conseguir asilo político em Paris. Fahim possui talento para o xadrez e acaba conhecendo Sylvain, um dos melhores treinadores da França. Porém, quando inicia o Campeonato Nacional, surge a ameaça de deportação de estrangeiros. O único jeito do menino não ser deportado é ganhando a competição. Disponível no Telecine Play.

3. O Dono do Jogo

O longa-metragem biográfico conta a história de Bobby Fischer, um fenômeno do xadrez. Cansado de não ter adversários do seu nível, Fischer desafia Boris Spassky, soviético considerado invencível no jogo, para um confronto no campeonato mundial, em 1972, em plena Guerra Fria.

4. Partida Fria

O filme se passa durante a crise dos mísseis de Cuba (1962). Joshua Mansky, um gênio da matemática, é convocado pelo governo dos Estados Unidos para representar o país em uma partida de xadrez contra os soviéticos. O desafio, contudo, faz parte de um jogo de espionagem. Disponível na Netflix.

5. Lances Inocentes

O filme de 1993 faz um relato real da história de Josh Waitzkin, garoto fã de xadrez que observa adultos jogando e se torna um talento. O pai de Josh, depois de ver a aptidão do filho, começa a inscrevê-lo em torneios, mas a obsessão do pai para que ele vire um campeão acaba distanciando os dois.

Fonte: Gaudium, dona da Machine