Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Crescimento do turismo representa boa oportunidade para as empresas

De acordo com dados da Polícia Federal, em janeiro deste ano, houve o ingresso de 868.587 estrangeiros turistas no Brasil

De acordo com dados da Polícia Federal, em janeiro deste ano, houve o ingresso de 868.587 estrangeiros turistas no Brasil. O número é recorde se comparado aos dados dos últimos quatro anos. Inclusive, por causa da pandemia da Covid-19, esse quadriênio, nesse aspecto, foi bem inexpressivo. Mais a queda já vinha sendo acentuada antes do coronavírus.

Em 2020, por exemplo, foi registrada, em janeiro daquele ano, a entrada de 750.457 turistas estrangeiros. E em 2019, esse número ficou em 756.883. No primeiro mês de 2022, o total foi de 275.942.

Total de turistas estrangeiros em 2022

Durante todo o ano passo, ainda de acordo com a Polícia Federal, o Brasil recebeu 2,689 milhões de visitantes de países estrangeiros, os quais entraram na condição de turistas. Contudo, o número é 55% menor do que o registrado em 2019, quando 4,847 milhões de pessoas vindas de fora desembarcaram no Brasil.

Mas a boa notícia, para viajantes e, principalmente, para quem trabalha no setor é que, segundo a Fecomercio, neste ano de 2023, o faturamento do setor de turismo deve crescer 53,6% na comparação com o ano passado, incluindo a adesão de novos destinos que estão surgindo na cartela de viagens dos consumidores.

Turismo local

E não é só a visitação estrangeira que está em alta não. No turismo interno, por exemplo, os destinos mais procurados saindo de São Paulo/RJ e Rio de Janeiro/RJ são: Salvador, na Bahia; Recife, em Pernambuco; e Fortaleza, no Ceará.

Inclusive, as buscas no Google por “turismo nordeste” tiveram alta de 22% em comparação a fevereiro do ano passado, segundo um levantamento do ViajaNet, agência online de viagens, que apurou as passagens aéreas mais compradas saindo das duas cidades nos dois primeiros meses do ano.

De acordo com a empresa, os bilhetes com origem em São Paulo comprovaram a alta procura por Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maceió, Brasília e Aracajú. Já os cariocas tiveram mais interesse em São Paulo, que apareceu em primeiro lugar, seguido por Salvador, Brasília, Recife, Fortaleza, Curitiba, João Pessoa e Porto Alegre. Fecharam o ranking as cidades de São Luís e Florianópolis.

Nordeste em alta

Para Bob Rossato, Co-Fundador do ViajaNet, os lugares nacionais tendem a ser mais populares neste período do ano: “Salvador, por exemplo, tem sido um dos destinos favoritos. A alta temporada, as festas típicas no Nordeste e os feriados prolongados se destacam entre quem está na região Sudeste e querem vivenciar experiências em locais como a Bahia, Pernambuco e Ceará”, ressaltou ele. Segundo um estudo, que analisou 2,3M de buscas por termos relacionados ao segmento de turismo no Google no mês passado, a expressão “turismo nordeste” registrou crescimento de 22% em comparação a fevereiro de 2022.

Cidades da região Sul também entraram na lista. Florianópolis, em Santa Catarina, foi o principal destino escolhido na região mais baixa do País. Ainda de acordo com o levantamento do buscador, em fevereiro deste ano, o termo “pontos turísticos da região sul” teve aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado.

Alíquota zero para empresas do setor

É importante destacar que, pelo prazo de cinco anos, as empresas do setor de eventos e turismo poderão se beneficiar da redução a zero das alíquotas de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica-IRPJ, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido-CSLL, Programa de Integração Social e Programa/ Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público- PIS/Pasep e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social-Cofins sobre os resultados decorrentes dessas atividades.

O rol de atividades contempladas pelo benefício está prevista na Portaria ME n° 7.163 de 2021, anexos I e II.

Da Redação do Portal Dedução