Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Governo deve prorrogar redução do IPI sobre veículos por mais três meses

O anúncio oficial deverá ser feito somente no fim de março

Fonte: InfoMoney

Roberta de Matos Vilas Boas

O governo deverá prorrogar a redução do IPI (Imposto sobre a Produtos Industrializados) sobre veículos por mais três meses. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende prorrogar a medida por estar convencido da sua ajuda no combate aos efeitos da crise.

O anúncio oficial deverá ser feito somente no fim de março, e o governo não deverá confirmar a decisão até o último momento, para evitar quedas nas vendas neste mês.

Segundo a publicação, a prorrogação implica em uma renúncia fiscal de R$ 1,35 bilhão, mas, para o governo, demissões no setor teriam um efeito pior na arrecadação.

Incentivo nas vendas
A redução do IPI foi adotada em dezembro do ano passado, e valeria até o dia 31 de março. A medida ajudou a incentivar as vendas de carros, que em outubro e novembro registraram quedas tanto nas comparações com os meses imediatamente anteriores, quanto com os mesmos períodos de 2007.

Em janeiro, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas cresceram 5,11% na comparação com dezembro de 2008. O segundo mês do ano, que costuma apresentar volume menor de vendas, também teve resultados positivos na comparação com o mês imediatamente anterior, com alta de 0,85%.