Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Conhecimento adquirido pela prática pode valer certificado a trabalhador

No Programa Certific, resultado de parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, profissional só precisa passar por entrevistas; inscrições gratuitas vão até 10 de setembro

Fonte: Portal Sebrae

Trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função, mas não têm diploma ou certificado que comprove sua formação, podem mudar essa situação a partir desta segunda-feira (16). Uma parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego criou o Programa Certific, iniciativa para reconhecer e certificar o conhecimento adquirido na prática por um profissional.


Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Tanto as inscrições quanto a própria certificação e emissão de diplomas é gratuita. Não há limite de vagas. As inscrições vão até 10 de setembro.

“O programa apresenta dois benefícios imediatos: a ampliação da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e a elevação da taxa de escolaridade da população adulta”, afirmou Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

O profissional interessado deve procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. Lá, ele será avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e especialistas da área.

Caso seja constatada a excelência do trabalhador, ele receberá um certificado do instituto federal comprovando sua qualificação. Se forem encontradas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarregará de oferecer a formação ao trabalhador. Em caso de déficit escolar, o trabalhador será encaminhado para uma escola de educação básica, para posteriormente receber o certificado.

São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre. Veja a lista aqui.