Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Procura emprego? Não perca tempo: há vagas abertas até dezembro!

A janela de contratações está aberta.

Autor: Karla Santana MamonaFonte: InfoMoney

Os profissionais que buscam uma oportunidade  de emprego devem ficar atentos. Segundo especialistas, o mercado de trabalho está aquecido e deve manter um bom ritmo de contratação até o final do ano.

De acordo com a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), as indústrias já começaram a contratar neste mês para atender a demanda de Natal.

Já nos meses de setembro e outubro, é a vez do comércio buscar profissionais, como vendedores, atendentes, caixas e profissionais de telemarketing, para atuação no final do ano.

Em novembro, as oportunidades são para atuar no setor de lazer. No último mês do ano, as indústrias de chocolates e embalagens solicitam profissionais já para a Páscoa.

Perfil
A entidade afirma ainda que as empresas buscam profissionais com os seguintes requisitos: Ensino Médio, flexibilidade de horário, facilidade de relacionamento, gosto por vendas e espírito de trabalho em equipe.

A gerente de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Melina Graf, explica que, para as vagas do varejo, não é necessário ter experiência na área. “Mas, se tiver, melhor, pois a demanda de final de ano é muito grande. Ter experiência faz a diferença”, diz.

No caso das vagas para a indústria, a consultora declara que pode ser uma boa oportunidade para os profissionais maduros, já que a idade não é uma exigência, ao contrário do que acontece no comércio, que dá preferência para profissionais mais jovens.

Em relação à procura por vagas, os interessados devem fazer cadastro nas empresas de trabalho temporário autorizadas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), indústria do setor de Alimentos, Brinquedos, Vestuário, Eletroeletrônicos, Shoppings Center, Comércio, Logística e Supermercados.

Melina diz ainda que os profissionais devem fazer cadastro diretamente nas empresas em que gostariam de trabalhar e acompanhar as vagas disponíveis nos jornais, revistas e internet.

Mercado de executivos
No caso de oportunidades para executivos, o headhunter presidente da Junto Brasil, Ricardo Nogueira, afirma que não há um período sazonal de contratação.

“A janela de contratações está aberta. O mercado está aquecido desde o final da crise econômica e a expectativa é de que mantenha esse ritmo em 2011”, diz.

O headhunter explica que esses postos foram criados para atender a demanda das empresas, já que a economia está em alta e o consumo está acelerado no País.

Para não perder a chance de conseguir ou mudar de emprego, o especialista explica que uma das exigências do mercado é que o executivo tenha conhecimento da língua inglesa. "Não importa se a empresa não é multinacional, ele têm de lembrar que a empresa pode ser vendida ou pode planejar uma expansão no exterior. Falar inglês é fundamental”, alerta.

Outra dica é adequar o currículo ao perfil da vaga, dando mais destaque ao que a empresa necessita. “O candidato tem de ser atrativo”, afirma.

No momento da entrevista, é importante mostrar ao entrevistador que está atualizado com o mercado em que a empresa atua, além de estar ciente das informações da própria empresa.