Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Confiança da indústria cai 0,6% em agosto, o terceiro recuo mensal seguido

Este foi o terceiro recuo mensal consecutivo do índice e sugere uma desaceleração do ritmo de atividade no setor industrial brasileiro.

Fonte: InfoMoney

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) da Fundação Getulio Vargas, divulgado nesta terça-feira (31), registrou queda entre os meses de julho e agosto. Este foi o terceiro recuo mensal consecutivo do índice e sugere uma desaceleração do ritmo de atividade no setor industrial brasileiro.

Em agosto deste ano, o índice ajustado sazonalmente registrou um recuo de 0,6%, passando de 113,6 pontos para 112,9 pontos. Vale lembrar que, considerando-se dados sem ajuste sazonal, em agosto de 2010, o índice atingiu variação positiva de 12,1% em comparação com o mesmo período de 2009.

A FGV nota ainda que, embora ainda esteja elevado em níveis históricos, o índice visto em agosto é o menor desde novembro do ano passado. 

Momento desfavorável
De julho para agosto, o ISA (Índice da Situação Atual) recuou 1,4%, atingindo o menor nível dos últimos seis meses. Já o IE (Índice de Expectativas) registrou avanço de 0,3%, passando para 110,7 pontos. Com o resultado de agosto, o índice consegue se manter acima do patamar médio pré-crise pelo décimo mês consecutivo.

Em destaque fica a avaliação a respeito do equilíbrio do nível dos estoques da indústria. O percentual de empresas que julgam o atual nível de estoques como excessivo foi de 7,5% em agosto, proporção idêntica a das que o consideram insuficiente. Cabe destacar que em julho estes percentuais foram de 5,6% e 7%, nesta ordem. 

Após seis meses de piora, as expectativas com relação aos próximos seis meses tornaram-se ligeiramente mais otimistas em agosto, segundo mostram os dados da FGV. Contudo, o percentual de empresas que preveem aumento da produção no trimestre de agosto a outubro diminuiu para 43,7%, ao passo que a proporção de companhias que esperam redução da produção neste período também caiu para 12,1%.