Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Cidadão poderá obter informações sobre Previdência pela TV Digital

O aplicativo já está pronto para uso e os testes com a TV Brasil, em Brasília

Autor: Evelin RibeiroFonte: InfoMoney

Poder acessar as informações sobre o benefício recebido da Previdência Social  a partir da televisão não é mais algo tão distante da realidade. Vencedor de um concurso de interatividade para TV Digital, promovido pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) no Rio Grande do Sul desenvolveu um aplicativo que faz exatamente isso.

Ao informar, por exemplo, o último dígito do número do benefício pelo controle remoto, o aplicativo mostra o calendário de pagamento aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O gerente de Serviço de Sustentação de Produtos Livres da Dataprev Rio Grande do Sul, Edson Castilhos, que vem trabalhando no projeto junto à equipe da empresa há cerca de dois anos, explica que o aplicativo oferece todos os serviços e informações hoje disponíveis no atendimento telefônico (135) do órgão.

Novos recursos
Entre elas, está o horário de funcionamento dos postos do INSS, a documentação necessária para requerer um benefício, o que ele tem de fazer, além da tabela em que é estimado o valor do benefício de acordo com o tempo de contribuição. O aplicativo ainda integra a TV às redes sociais, com os perfis do Dataprev e da Previdência no serviço de microblog Twitter.

“No futuro, pretendemos implantar o agendamento virtual e o localizador da agência mais próxima pelo CEP indicado. Mas isso necessita que a TV ou o set-top box esteja conectado à internet”, disse Castilhos. “O usuário também poderá optar por receber aqueles dados do posto – endereço, horário de atendimento, telefone e e-mail – via SMS em seu celular”.

Aplicativo social
Castilhos atribui a vitória do aplicativo da Dataprev no concurso da SET, cujos jurados são executivos das maiores emissoras de TV do País, à abrangência nacional do serviço. “Hoje temos uma base de dados de 27 milhões de beneficiários ativos. O aplicativo representa um dos maiores usos de interatividade do governo federal. Há uma questão social muito grande atrelada a isso”, declarou.

Ele acrescenta que o aplicativo já está pronto para uso e os testes com a TV Brasil, em Brasília, já começaram, mas ele deve se tornar realidade na casa dos cidadãos em aproximadamente dois anos – quando é estimada a adoção em massa da tecnologia de TV Digital no País.

TV Digital no Brasil
“Vai depender muito dos fabricantes dos equipamentos oferecerem produtos com preços acessíveis à população. Acreditamos que 2014 será o ano da interatividade no Brasil, pois a Copa do Mundo é sempre muito emblemática para a televisão. Além disso, até 2013, todas as radiodifusoras brasileiras serão digitais”.

Castilho finaliza dizendo que aposta fortemente no celular com TV Digital, algo que deve se popularizar da mesma forma vista nos aparelhos móveis com câmera fotográfica embutida. Para ele, a TV Digital com interatividade e o celular com TV Digital “serão grandes ganhos para o cidadão”.