Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Perspectiva para compras de bens de maior valor sobe após três quedas seguidas

O indicador marcou 112,1 pontos no mês passado, ante os 111,1 pontos de julho

Fonte: InfoMoney

 

 O índice que demonstra a disposição dos consumidores  em comprar bens de maior valor cresceu 0,8% em agosto, a primeiro alta após três quedas consecutivas.

O indicador marcou 112,1 pontos no mês passado, ante os 111,1 pontos de julho, de acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado na quinta-feira (2) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os mais novos apresentam uma intenção maior.

Isso porque 33% daqueles que possuem de 25 a 29 anos disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito, ao passo que apenas 16% dos consumidores que possuem mais de 50 anos responderam a mesma coisa.

Já em relação à renda, aqueles que recebem de cinco a dez salários mínimos são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 32% das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:


Renda familiar Aumentar/
Aumentar muito
Manter mais ou menos os mesmos Diminuir/
Diminuir muito
Mais de 10 salários mínimos 22% 67% 10%
Mais de 5 a 10 salários mínimos 32% 62% 6%
Mais de 2 a 5 salários mínimos 25% 62% 13%
Mais de 1 a 2 salários mínimos 26% 62% 12%
Até 1 salário mínimo 19% 61% 21%

Fonte: Inec/CNI

 

Dados por regiões e gênero
Se levados em conta os números por região, o Norte/Centro-Oeste é o mais otimista, com 30% das respostas apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.

Em segundo lugar, ficou a região Nordeste, com 28% de respostas para o aumento das compras, e, em terceiro, a região Sudeste, com 23%. Por último, aparece a região Sul, com 22%.

Na segmentação por gênero, 25% dos homens e 26% das mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.

Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal e foi realizada entre os dias 18 e 21 de agosto, para esta última edição.