Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Desemprego é maior para quem tem ensino médio

Uma das razões deste paradoxo no Brasil, segundo especialistas, é a alta taxa de desemprego entre mulheres que concluíram o ensino médio.

Fonte: Diário do Comércio

A taxa de desemprego entre as pessoas que concluíram o ensino médio no Brasil é maior do que entre aquelas que não terminaram essa etapa na sua formação, diz um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).

No levantamento divulgado ontem, a organização informa que o dado vai na contramão da tendência verificada nos países ricos – onde o maior nível de formação educacional garante maiores chances de encontrar um trabalho.

O índice de desemprego entre os que não concluíram o ensino médio no Brasil é de 4,7% da população ativa, enquanto a taxa dos que terminaram o curso é de 6,1%. Uma das razões deste paradoxo no Brasil, segundo especialistas, é a alta taxa de desemprego entre mulheres que concluíram o ensino médio.

A taxa de desocupação nesse estrato social é de 8,5%, superior ao percentual encontrado nos países da OCDE, que é em média de 5%. O economista Etienne Albiser, da divisão de indicadores e análises sobre educação da OCDE, que participou dos estudos do relatório Olhares sobre a Educação 2010, afirmou que foram analisados 38 países, sendo que 31 são membros da organização e sete parceiros em estudos sobre educação. 

"Outro fator é a estrutura da economia brasileira, que teria mais necessidade de uma mão de obra menos qualificada, embora não existam estatísticas a respeito", disse o economista. De acordo com o levantamento da OCDE, pelo menos dois terços das pessoas entre 25 e 64 anos no Brasil não têm estudo médio.

Países como Chile, Grécia, Luxemburgo e México, que são membros da organização, registram situação semelhante à do Brasil. Nesses países, a taxa de desemprego entre as pessoas que não concluíram o ensino médio também é menor do que a registrada entre as que obtiveram o diploma.

"Nos países membros da OCDE, o diploma de conclusão do ensino médio é considerado como a bagagem mínima para ser competitivo no mercado de trabalho. A taxa de desemprego das pessoas com esse diploma é menor, em média, cerca de 4 pontos percentuais em relação aos que não atingiram esse nível de formação", informa o estudo.