Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Demanda das empresas por crédito tem segunda alta seguida em agosto

Considerando os resultados do ano, as empresas de todos os segmentos registraram aumentos na demanda por crédito, com destaque para o Comércio (8,4%).

Fonte: InfoMoneyTags: credito

 A demanda das empresas por crédito cresceu pelo segundo mês seguido e registrou, no mês de agosto, uma elevação de 5,5% frente a julho, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito.

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (16), na comparação com agosto do ano passado, a procura por crédito pelas empresas registrou alta de 8,2%. Com o resultado do mês passado, o acumulado de janeiro a agosto deste ano avançou 7,7% sobre o mesmo período do ano passado.

Porte e setor
Analisando o resultado mensal por porte, pode-se verificar que as MPEs puxaram a alta por crédito em agosto, pois apresentaram avanço de 5,8% frente a julho.

As médias, por sua vez, registraram aumento de 0,7% e as grandes empresas foram as que menos procuraram crédito no último mês, já que o indicador apresentou incremento de apenas 0,3%.

Na análise anual, as médias empresas foram as únicas que registraram recuo, de 8,2%. Já as grandes empresas e MPEs apresentaram avanços de 4,8% e 9,1%, respectivamente.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, as grandes empresas registraram alta de 11,1% na procura por crédito, as MPEs registraram avanço de 8,7% e as médias foram as únicas que apresentaram recuo, de 8,5%, entre janeiro e agosto. Segundo os analistas da Serasa, as médias empresas ainda não encontram um mercado externo dinâmico que facilite as suas exportações.

Considerando os setores, na comparação com julho deste ano, as empresas do setor de Serviços registraram o maior aumento, de 6,2%. O Comércio também buscou consistentemente por crédito e registrou elevação de 5,4%. A Indústria foi a que menos procurou crédito, mas mesmo assim aferiu alta de 4,1% na demanda.

Na comparação com agosto de 2009, novamente Serviços registrou o aumento mais elevado na demanda, de 12,2%. O setor comercial e a indústria também expandiram a procura em 6% e 3,8%, respectivamente.

Considerando os resultados do ano, as empresas de todos os segmentos registraram aumentos na demanda por crédito, com destaque para o Comércio (8,4%). O setor de serviços também apresentou aumento, de 7,6%, assim como o industrial (4,8%).

Análise regional
Quanto à análise regional, em todas as cinco regiões foram verificados aumentos na procura por crédito frente a julho deste ano. No período, o destaque ficou com a região Nordeste, cuja busca foi 8% maior. No Norte, o indicador registrou avanço de 6,6% e no Sudeste, de 5,9%. Nas regiões Centro-Oeste e Sul foram foram verificadas altas, de 4,9% e 2,6%, respectivamente.

Na comparação anual, o destaque ficou com a região Centro-Oeste, cujo indicador subiu 11,9%. No Norte e Nordeste a alta foi de 9,7%, seguida pelas regiões Sudeste (8,5%) e Sul (4,4%).

No acumulado dos oito primeiros meses do ano todas as regiões registraram incrementos na busca por crédito, frente a 2009. O destaque ficou com a região Nordeste, cuja busca foi 10,9% maior no período, seguida pela região Centro-Oeste (10,7%), Norte (8%), Sudeste (7,4%) e Sul (4,9%).

Sobre a pesquisa
O estudo foi construído a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. Esta quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não-financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.