Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Micro e pequenas empresas contarão com maior transparência bancária

Bancos são obrigados a informar o custo efetivo total (CET) das operações de crédito

Fonte: Revista Incorporativa

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte garantiu mais um importante direito para os micro e pequenos empresários. Agora, por determinação do Banco Central, os bancos são obrigados a informar o custo efetivo total (CET) das operações de crédito.

Com a norma, esse empresário vai ter maior poder para negociar o custo dos serviços bancários. “Com o detalhamento dos custos, ele pode procurar por bancos que ofereçam tarifas mais baratas”, explicou o diretor do Departamento das Micro e Pequenas Empresas do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Nunes.

Nunes disse ainda que as taxas administrativas encarecem significamente o valor final de um financiamento, mas que com “a transparência garantida com a divulgação do CET vai ser possível forçar a concorrência entre as instituições bancárias, e quem sai ganhando é o pequeno empresário”.

A divulgação do custo efetivo total aos micro e pequenos empresários pelos bancos vai ter início a partir de 2 de maio do ano que vem. Esse prazo é necessário para que os bancos possam se adequar à nova regra.