Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Cartão de crédito eleva consumo do brasileiro em 2,3% entre 2003 e 2008

O crescimento do consumo brasileiro com o uso dos cartões de crédito é maior do que a média dos 51 países analisados pela agência, que ficou em 0,79%.

Autor: Camila F. de MendonçaFonte: InfoMoney

 O consumo médio do brasileiro cresceu 2,29% entre 2003 e 2008, devido aos cartões de crédito. No País, a moeda de plástico já representa 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto), revela relatório da agência Moodys de março deste ano.

De acordo com o documento, o Brasil possui o mercado de cartões mais dinâmico da América Latina. No País, a moeda de plástico alcança uma penetração de 21% dos gastos de consumo pessoal dos brasileiros, podendo chegar a 30%.

O crescimento do consumo brasileiro com o uso dos cartões de crédito é maior do que a média dos 51 países analisados pela agência, que ficou em 0,79%.

A agência constatou ainda que em mercados emergentes, como o Brasil, o uso do cartão de crédito eleva o consumo em 1,9%, em média, e representa 0,7% do crescimento desses países.

No mundo
Segundo o documento, o cartão possibilitou um aumento de cerca de US$ 1,1 trilhão no consumo privado dos consumidores dos 51 países analisados no período.

A cada ano, a moeda de plástico eleva o PIB mundial em 0,2%. Entre 2003 e 2008, o PIB mundial cresceu, em média, 3,2% ao ano. Sem o cartão de crédito como forma de pagamento, a expansão seria de 3%.

O estudo ainda constatou que, a cada 1% de crescimento no volume de transações feitas com o cartão por ano, o consumo cresce 0,039% e o crescimento do PIB fica 0,039% maior.

50% dos gastos
Pesquisa feita pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e Datafolha mostra que a participação dos cartões de crédito e de débito nos gastos mensais dos consumidores que possuem esses meios de pagamento já alcança os 50%.

Dos consumidores que possuem meios eletrônicos de pagamento, 30% dos gastos mensais são realizados com cartão de crédito. Os outros 20% são pagos com cartão de débito.

Segundo a pesquisa, houve um aumento na participação da função crédito nos gastos mensais de quem possui cartões. No ano passado, 27% dos gastos mensais eram realizados com cartão de crédito e outros 22% com débito.

Considerando todos os meios de pagamento, 53% dos gastos mensais dos consumidores que possuem cartão são realizados com meios eletrônicos.