Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Inovações em RH aumentam potencial das pequenas e médias empresas

Pesquisa revela que o empreendedorismo está inovando ao flexibilizar locais de trabalho e reintegrar mulheres ao mercado após a gravidez

Fonte: Administradores.comTags: empresarias

Levantamento realizado pela consultoria Regus com 5 mil empresários de 78 países, demonstra que 2/3 dos entrevistados pretende aumentar o quadro funcional de suas empresas nos próximos seis meses. Dessa fração, apenas 36% são grandes companhias, enquanto 64% são pequenas e médias empresas. Além disso, os menores empreendimentos estão mais abertos a empregar mães em retorno ao mercado de trabalho.

Outra conclusão do estudo é que os pequenos empreendimentos tendem a ser mais flexíveis quanto ao local de trabalho (76%) do que as empresas em geral (66%), um indicador de que atender às necessidades do pessoal é uma prioridade que essas companhias reconhecem como necessidade para reter os melhores talentos. No Brasil, 56% das empresas são flexíveis quanto à localização do ambiente de trabalho, 56% pretendem aumentar pessoal e 39% planejam contratar mães voltando a trabalhar.

"As empresas empreendedoras confirmam seu papel como motores do crescimento, fornecendo o combustível para acelerar o crescimento de seu país", afirma Mark Dixon, diretor executivo da Regus. Ele observa que "apesar das estatísticas de desempenho mostrarem resultados mistos, os indicadores de expansão gerais sinalizam estabilização".

Para Dixon, um indicador mais relevante na avaliação do nível de confiança a curto prazo é a atitude das PMEs de empreendedores em relação ao aumento de pessoal.

"No Brasil, onde as PMEs respondem por 50% do emprego no setor privado e representam 99% dos 5,8 milhões de empresas formais , vemos fortes sinais de que o empreendedorismo está se preparando para um grande impulso de recuperação com investimentos em pessoal. Em vez de reduzir os recursos humanos, as PMEs estão optando por oferecer mais flexibilidade quanto ao local de trabalho e reduzir custos com espaço físico para escritórios, para atrair e recompensar funcionários com grandes talentos, como mães retornando ao mercado de trabalho, que se beneficiarão de um melhor equilíbrio entre trabalho e vida."