Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Consumidor deve ter várias formas de pagamento ao ir às compras de Natal

Se a pessoa já estiver no caixa, ela deve negociar outra forma de pagamento

Autor: Gladys Ferraz MagalhãesFonte: InfoMoney


O fim de ano está chegando e, com ele, mais pessoas vão às compras, consequentemente aumentando o número de transações com cartões e o medo de consumidores e lojistas de ocorrer uma pane nas maquininhas.

Caso isto aconteça, a Pro Teste - Associação de Consumidores, informa que os comerciantes devem avisar o quanto antes que não estão trabalhando com esta forma de pagamento, sendo que, nesta época do ano, é sempre prudente que o consumidor tenha outra maneira de pagar suas compras.

“A partir do momento que o lojista fica sabendo do problema, ele deve avisar o consumidor, usando até alto-falantes, no caso de lojas grandes, e colando cartazes na frente da loja avisando que não estão trabalhando temporariamente com aquela forma de pagamento. Se a pessoa já estiver no caixa, ela deve negociar outra forma de pagamento e, caso ela se sinta lesada, pode procurar um órgão de defesa do consumidor e, dependendo do caso, a Justiça”, explica a advogada da Associação, Tatiana Viola de Queiroz.

Empresas
Apesar da preocupação do consumidor e de alguns comerciantes, sobretudo após o compartilhamento das maquininhas de cartões, as principais empresas credenciadoras de cartões de crédito, responsáveis pelas maquininhas, garantem que tanto consumidores como lojistas podem ficar tranquilos neste Natal.

Na Cielo, por exemplo, segundo o vice-presidente de tecnologia da empresa, Paulo Guzzo, em todas as datas relevantes, a empresa toma uma série de ações preventivas para que não haja problemas por conta do aumento da demanda.

“Nós já monitoramos o negócio em todo o momento, acompanhando segundo a segundo as operações e nestas épocas reforçamos estas ações. Neste Natal, começamos desde o Dia das Crianças (...) Dentre outras coisas, revisamos todos os ambientes de contingência e fizemos ações de continuidade do negócio junto às empresas de telecom”, explicou.

No ano passado, ainda segundo Guzzo, a Cielo não registrou nenhum problema em suas operações e, caso isso ocorra este ano, a empresa está preparada para resolver rapidamente.

2009
No ano passado, por conta de uma intermitência no sistema, a Redecard parou de funcionar, levando inúmeros consumidores a mudar de operadora no ato da compra ou até mesmo desistir de adquirir produtos.

O problema ocorreu no dia 24 de dezembro, data considerada pelo comércio como uma das mais importantes para as vendas de Natal. Procurada, até o fechamento desta matéria, a empresa ainda não tinha um posicionamento sobre o assunto.