Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Pequenas e médias empresas despertam para ISO 9001

As empresas não devem encarar a certificação apenas como a obtenção de um diploma

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresarias

Engana-se quem pensa que ISO 9001 é apenas para grandes empresas e multinacionais. Hoje, as pequenas corporações estão investindo cada vez mais em sistemas de gestão para gerir a organização e melhorar continuamente o desempenho.

Prova disso são os números da DQS do Brasil (Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão). Do início do ano até agora, a empresa teve um aumento de 70% em certificações da ISO 9001 para PME se comparado com o mesmo período do ano passado.

Até mesmo em períodos de crise, como ocorreu em 2008, as empresas buscaram a certificação. E aquelas que já tinham um Sistema de Gestão tiveram mais facilidades para lidar com as dificuldades da época.

“Uma corporação que tem uma gestão sistematizada enxerga diferentes caminhos”, explica a CEO da DQS do Brasil e América do Sul, Dezée Mineiro.

Benefícios

São diversas as vantagens em investir na certificação ISO 9001. As principais são o estabelecimento de processos eficazes, gestão com sistemática, mais objetividade e rastreabilidade, a valorização da marca perante o mercado, além da redução de erros e melhoria contínua. Consequentemente, há melhora na satisfação dos clientes e diminuição de custos.

“A certificação é a comprovação de tudo o que a empresa fez e implementou. Trata-se de um certificado que não é somente conhecido e atestado pela própria empresa, mas por um organismo independente e de reconhecimento e credenciamento mundial, como é o caso da DQS”, diz a CEO da DQS do Brasil e América do Sul.

Dezée Mineiro ressalta, porém, que as empresas não devem encarar a certificação apenas como a obtenção de um “diploma”.

“Desta forma, não vale a pena implementar um Sistema de Gestão. É preciso que o foco do trabalho seja no resultado e nos benefícios, como os de uma gestão eficaz, satisfação dos envolvidos e também os financeiros.”
Sobre a DQS

Fundada em 1985, a DQS - Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen (Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão) é sinônimo de confiança e credibilidade em certificação.

Uma das líderes do mercado e presente em 44 países a empresa foi constituída exclusivamente para certificar Sistemas da Qualidade em conformidade com os requisitos das normas ISO série 9000 e outras de igual relevância.

Mantida por sócios como DIN (Instituto Alemão para Normalização) e DGQ (Associação Alemã para Qualidade), entre outras entidades de classe, a DQS conquistou credibilidade durante esses anos graças a seu trabalho e foi escolhida por milhares de empresas em todo o mundo como entidade certificadora.

Em agosto de 1994 foi fundada a DQS do Brasil, uma subsidiária genuína da DQS, que é responsável pela coordenação das certificações no Brasil e nos países vizinhos. Para atender empresas que solicitem um "joint audit", a DQS mantém acordos operacionais com várias certificadoras de outros países ao redor do mundo.

Com cerca de 1.850, a DQS certificou até hoje mais de 43.000 empresas. Em muitos casos, foi pioneira e recebeu, como primeira certificadora, o credenciamento para determinados produtos.

Fazendo jus a seu pioneirismo, foi a primeira certificadora a receber o credenciamento para QS-9000 no Brasil e na Alemanha, e fez parte do primeiro grupo a receber o credenciamento ISO 14001.

Entre os serviços da DQS estão certificações de:

- Gestão de Qualidade (ISO 9001:2000)
- Gestão Ambiental (ISO 14001:2004)
- Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001)
- Segurança da Informação (ISO/IEC 20000-1:2005 e ISO/IEC 27001:2005 - ISMS)
- Auditoria de Gestão Integrada
- Responsabilidade Social (SA 8000)
- Indústria Automotiva (ISO/TS 16949:2002, VDA 6.1/6.2/6.3/6.4 e KBA)
- Segurança de Alimentos (BRC, HACCP, ISO 22000:2005 e IFS) 
- Dispositivos Médicos (ISO 15378:2006, Medical Device, ISO 13485, Marcação CE) 
- Transportes (Processo VERIFICAR, SASSMAQ, TRANSQUALIT)
- Outras: GMP, ONA e SMP