Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Sonhos de empreendedores e colaboradores alinhados

É preciso garantir que os colaboradores reflitam sobre seus próprios desejos

Autor: José Augusto FigueiredoFonte: Administradores.comTags: empresarias

A estratégia de negócios de toda empresa de pequeno ou médio porte baseia-se no crescimento. É este o caminho que todos os empreendedores perseguem e que os obrigam a – além de "pais" do negócio – atuarem também como gestores, atraindo talentos que sejam capazes de almejar o mesmo sonho. À medida que o negócio avança, mais e mais esta demanda ganha magnitude, pois é preciso contar com novas cabeças para apoiar a expansão. O ponto é que, se para o empreendedor seu sonho, visão, propósito de crescer e o caminho para isso são óbvios, nem sempre sua equipe tem esta compreensão. 

Neste cenário, se apresenta o grande dilema de quem empreende: como atrair pessoas alinhadas e motivadas para co-construir este grande sonho? Como fazer com que a equipe sinta-se também dona deste sonho? A saída para isto é primeiro garantir que colaboradores tenham a oportunidade de conhecer o sonho engendrado pelo empreendedor. A despeito de simples, nem todos atentam para o fato de que, para tomar parte do sonho de alguém, afinal, é preciso conhecê-lo.

O segundo passo é garantir que os colaboradores reflitam sobre seus próprios desejos e aspirações e estabeleçam uma clara conexão entre eles e o sonho da empresa e seu empreendedor. Somente quando isto é alcançado, o negócio funciona não como uma máquina, que responde a comandos de terceiros, mas como um ser vivo que pulsa ao som de uma música conhecida por todos. É este o cenário em que se opera com engajamento e com todo o time aplicando suas competências, junto com o empreendedor, em prol de um objetivo comum.

Se os passos para que se chegue a este cenário parecem fáceis, vale lembrar que viabilizá-los impõe a reflexão a respeito do propósito da empresa, o autoconhecimento para genuinamente estimular a diversidade, o exercício do contraditório e a prática do diálogo, iniciativas essenciais para quem pretende ir além.