Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

IGP-DI registra aceleração em novembro e supera expectativas do mercado

Apontando aumento do ritmo inflacionário, o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna)

Fonte: InfoMoneyTags: IGP

Apontando aumento do ritmo inflacionário, o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) registrou inflação de 1,58% em novembro. O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (9) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Na passagem mensal, o indicador subiu 0,55 ponto percentual. Ademais, com esse resultado, o indicador ficou acima também das expectativas do mercado, que, segundo a edição mais recente do relatório Focus, esperava variação de 1,20% no acumulado mensal.

Entre os componentes do índice, todos registraram variação positiva na comparação com o resultado anterior. O destaque fica por conta do IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que apresentou a maior diferença: 0,66 ponto percentual - a taxa dele em novembro foi de 1,98%.

Grupo Novembro/2010
(em %)
Outubro/2010
(em %)
Variação
(em pontos percentuais)
IPA +1,98 +1,32 +0,66
IPC +1,00 +0,59 +0,41
INCC +0,37 +0,20 +0,17
IGP-DI +1,58 +1,03 +0,55

Fonte: FGV


Metodologia
O índice é divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas, e é composto pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC - peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA - peso de 60%) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC - peso de 10%).

O IGP-DI referente ao mês em que é apurado, é divulgado aproximadamente na segunda semana do mês seguinte. O período de coleta de preços para o índice é o mês cheio, ou seja, do primeiro ao último dia do mês em questão.