Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Suas finanças: dicas para ter um "próspero ano novo"

Mas será que basta prometer que tudo será resolvido?

Autor: Patricia AlvesFonte: InfoMoney

 Com a chegada do fim de mais um ano, muitas promessas começam a ser feitas, muitos planos e metas começam a ser traçados... Mas será que basta prometer que tudo será resolvido? Como em tudo na vida, quando se trata de dinheiro e finanças pessoais, o ideal é que as promessas saiam apenas do papel (ou dos desejos ditos em voz alta na virada do ano) e se transformem em realidade com atitudes que permitam algumas mudanças.

De acordo com o especialista em finanças Antonio De Julio, preparar-se financeiramente para o mês de janeiro já é um primeiro passo para que as contas sigam em ordem durante o ano todo. “Quem consegue passar de janeiro no azul tem grandes chances de continuar na mesma situação no decorrer do ano”, afirma.

Próspero ano novo
O especialista traçou algumas dicas para ter, em 2011, um “próspero ano novo”. Confira!

1 – Conheça a si mesmo antes de começar o ano novo: saiba o quanto gastou por mês com água, luz, combustível, supermercado, compras, lazer e prestações em 2010. Com base no seu comportamento ao longo deste ano, veja para onde foi o seu dinheiro, o que pode ser cortado e planeje um ano mais saudável financeiramente.

2 – Planeje suas compras: só pense em adquirir um novo bem se estiver em boas condições financeiras.

3 – Atenção ao crédito: não se iluda com “essa parcela cabe no meu bolso tranquilamente”. Antes de fechar uma compra a prazo, entenda como funciona o mecanismo das prestações e considere esperar para comprar à vista.

4 – De olho na carreira:  a saúde financeira depende também do sucesso profissional. Dedique um pouco do seu tempo para pensar na sua carreira e avaliar possibilidades e oportunidades.

5 – Envolva a família: converse com os familiares sobre planejamento doméstico. “Um time que joga unido tem mais chances de ser campeão do que um time que tem um artilheiro que não passa a bolsa para ninguém”.

6 – Tome a dianteira sobre suas finanças: conheça os planos que seu banco oferece e as taxas que ele cobra, mas decida de acordo com as suas necessidades.

7 – Seja realista: não adianta querer ter uma casa na praia ou fazer “a viagem dos sonhos” devendo no cartão de crédito ou no cheque especial. Concentre-se em quitar as dívidas e planeje muito bem antes de contrair uma nova.