Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Inadimplência no comércio mantém queda em janeiro

Levantamento da CNC indica que há mais endividados no País, mas as contas estão sendo pagas em dia

Autor: Alessandra SaraivaFonte: Estadão

A inadimplência dos consumidores do comércio brasileiro manteve ritmo de queda em janeiro, segundo pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio. O levantamento, realizado com base em 18 mil questionários, indicou ainda que há mais endividados entre os consumidores, mas as contas estão sendo pagas em dia.

A CNC detectou ainda um recuo nas intenções de compras dos brasileiros. Segundo a pesquisa, o indicador de Intenção de Consumo das Famílias interrompeu sequência de oito meses de alta e mostrou queda de 2,9% em janeiro ante dezembro, bem diferente da alta de 3,1% apurada no último mês de 2010. Mas o economista da confederação Fábio Bentes comentou que este recuo é facilmente explicado por fatores sazonais.

"Em dezembro, tivemos alta recorde na intenção de consumo por causa das compras relacionadas ao Natal. Em janeiro, o interesse por compras diminui naturalmente, por causa da alta já ocorrida em dezembro. Não há mais aquela euforia com o pagamento do 13.º salário", explicou.

Bentes lembrou que o ano passado contou com condições muito favoráveis à intenção de compras, como benefícios fiscais estimulando a venda de bens duráveis e uma oferta mais ampla de crédito. "As vendas do varejo devem encerrar 2010 com alta recorde de 11,2%, nos dados apurados pelo IBGE (ainda não divulgados). Mas, mesmo com a perspectiva de oferta mais restritiva de crédito este ano, por causa das medidas anunciadas pelo governo, as vendas do varejo em 2011 devem subir 8,3%."

Para os economistas da entidade, o primeiro trimestre deste ano deve contar com um consumo ainda aquecido, impulsionado principalmente por famílias mais pobres, além de uma alta na inadimplência. Bentes argumentou que o mercado de trabalho continua, no início do ano, a apresentar bons resultados, com impacto positivo no poder aquisitivo do brasileiro.

Os aumentos no salário mínimo contribuíram para a continuidade da trajetória de alta no consumo entre os mais pobres, mesmo com o recuo na média nacional em janeiro. Somente entre os pesquisados com ganhos de até dez salários mínimos, o indicador de intenção de consumo das famílias subiu 9,6% em janeiro ante dezembro - no mesmo período de comparação, entre famílias com renda acima de dez salários mínimos, o índice caiu 2,6%.

Mas o menor interesse por compras não diminuiu o nível de endividamento do brasileiro. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) apurou alta de 58,3% para 59,4%, no porcentual de pesquisados que se classificam como endividados, de dezembro do ano passado para janeiro deste ano. Porém, em janeiro de 2010, o nível de endividados era maior, de 61,2%. Ainda segundo a pesquisa, a fatia de consumidores com dívidas ou contas em atraso caiu de 23,5% para 22,1% de dezembro para janeiro - em janeiro de 2010 era de 29,8%.