Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Como chegar ao topo da carreira

Corrida por melhores posições no ambiente corporativo passa necessariamente pela aprimoração pessoal, por meio de cursos de atualização e relacionamento.

Autor: Neide MartingoFonte: Diário do Comércio

Participar de uma seleção de emprego e ser o candidato escolhido. Dentro da empresa, a carreira começa a deslanchar. As promoções são questão de tempo. E chegar ao patamar máximo, o que permite ao executivo permanecer na companhia, aceitar o convite de várias que o assediam ou montar o próprio negócio. O sucesso é tanto, que o felizardo é sempre destacado para ser capa de revista.

Esse é um cenário desejado por muita gente. Mas tem que ser construído. O problema é como. São vários os cursos, especializações e viagens indicadas para quem quer se destacar na profissão. 

Um profissional que conseguiu cumprir todas as metas que se impôs é o diretor de negócios e marketing da MedSalva Emergências Médicas, Valdemar Batista Junior, de 38 anos. Há 15, ele trabalha em empresas de saúde. Fez duas faculdades na área de exatas, e atuava com estatística nas companhias. Em uma visita a um cliente, acompanhando um gerente comercial, se apaixonou pelo setor de vendas. O executivo continuou no segmento de saúde, mas mudou de área. 

Para isso, ele fez uma pós-graduação de Negócios com ênfase em Marketing. E teve sucesso. "Meu primeiro objetivo era ser gerente comercial até os 30 anos; consegui aos 26. Depois, decidi que ocuparia um cargo de diretor comercial até os 40 – plano concretizado aos 35. O próximo passo é assumir uma presidência, antes dos 50", detalha. "Eu consegui unir o meu conhecimento na área para fazer o que realmente gostava. Ou seja, antes eu criava os produtos; depois, passei a vendê-los."

Junior construiu um belo currículo. Mas, na opinião dele, para ter sucesso na vida profissional, é preciso mais do que fazer cursos, faculdades e especializações. "As pessoas precisam descobrir o que as deixam felizes, o que tem a ver com elas. Eu pensei que fosse um economista. Mas me senti realmente realizado quando descobri que meu perfil era o de vendas."
Pelo jeito, a próxima meta do executivo tem tudo para dar certo. Os especialistas dizem que Junior agiu certo ao priorizar a satisfação na vida profissional. É o que afirma o consultor do Instituto EcoSocial, Christian Schues. De acordo com ele, a escolha da carreira acontece quando a pessoa descobre o que gosta. 

A EcoSocial fez uma pesquisa, Liderança: Desafios e Desenvolvimento, com executivos de grandes companhias durante o primeiro semestre de 2010. Do total, 74% disseram que comprometimento, disciplina, dedicação, persistência e responsabilidade são os principais fatores que proporcionam o sucesso na carreira. A acomodação foi apontada também por 74% como o item que impede o sucesso. 

Schues observa que os destaques são "sutis" – mas fortes. "O autoconhecimento deve ser encarado como prioridade. Os funcionários que apresentam equilíbrio nos relacionamentos e autocontrole se destacam." O executivo afirma que o conhecimento e o estudo ajudam a deslanchar a carreira: as viagens, leitura e os cursos. 

Dos executivos consultados na pesquisa da EcoSocial, 80% são fluentes em um segundo idioma, e 50% possuem o domínio de uma terceira língua; 75% têm entre 42 e 56 anos e 77% possuem pós-graduação. "Para 54% dos entrevistados, as maiores fontes de aprendizado são os desafios. Para 25%, são as crises. A formação acadêmica e profissional ainda é considerada diferencial, mas está se tornando apenas uma forma de entrar no mercado."