Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Produtividade: 6 ideias para o empreendedor

Para um empreendedor/diretor, ter isso muito claro é vital.

Autor: Christian BarbosaFonte: Revista IncorporativaTags: empresarias

 

Em treinamentos, palestras e artigos sempre falo da importância de se ter uma lista das tarefas que não devem ser feitas. No livro Mais Tempo Mais Dinheiro, dedicamos um capítulo inteiro a esse tema. Na última HSM ExpoManagement o Jim Collins, considerado sucessor de Peter Drucker, falou que todos os CEOs deveriam ter uma lista de atividades a serem eliminadas do seu tempo.

Para um empreendedor/diretor, ter isso muito claro é vital. Aproveitando que o ano está começando, selecionei alguns itens que poderiam ser pensados para compor a sua lista pessoal:

1. Atividades operacionais

Se você fica o tempo todo em atividades operacionais, você trabalha “NO” negócio e não “O” negócio de forma mais ampla. Talvez esse modelo esteja impedindo a empresa de crescer, de descentralizar decisões ou até de permitir que você tenha mais tempo para sua vida.

2. Reuniões sem objetivo definido

Quantas reuniões participamos por conveniência ou porque simplesmente não queremos dizer não? Só agende reuniões que tenham um resultado claro para você, todas as outras não aceite ou mude o meio (Skype ao invés de presencial, por exemplo);

3. Pular de ideia em ideia

Empreendedor parece que tem adrenalina em excesso, já reparou? Muitos são tão frenéticos no dia-a-dia, tanto que, ao primeiro sinal de uma ideia, já largam tudo e saem fazendo. No final, muito tempo perdido e pouco resultado prático. Seja mais seletivo, saiba diferenciar oportunidades de perdas de tempo;

4. Controlar o horário da equipe

Se você tem essa mania de controlar se seu assistente chegou às 8h ou 8h10, fique sócio da Dimep, que é uma indústria de relógios de ponto! Controle resultados, projetos, entregas e não horários de forma minuciosa. Cada vez mais horário será coisa do passado, com trânsito, enchentes, Internet, temos de ser flexíveis. Se a pessoa funciona melhor chegando às 10hs e saindo às 20hs, porque não ser mais flexível?

5. Adiar férias

Relaxar é um item que precisa ser priorizado e não deixado de lado! Trabalhar freneticamente, sem pausas, mata sua produtividade, sua criatividade e deixa você mais chato. Tire férias curtas (3 a 5 dias) e várias vezes ao ano, o resultado é melhor.

6. Atender alguns clientes

Se o cliente não gera lucro (não disse faturamento), não gera resultados, não ajuda a equipe e tira sua paz, talvez esse cliente não seja um cliente para você. Corta, cancela o contrato, nem pensa muito.

E você, o que acha que precisa parar de fazer para sua empresa e/ou sua vida começar a evoluir?