Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Indenização de seguros: O que cobre e como recorrer?

Presidente do Clube dos Corretores de Seguros do ABC esclarece pagamento das indenizações e coberturas de seguros

Autor: Marcelino OdlevatiFonte: Revista IncorporativaTags: empresarias

As chuvas da primeira quinzena de janeiro arrasaram muitas regiões e deixaram várias cidades em estado de alerta. Segundo indicadores meteorológicos as chuvas que atingiram o sudeste do Brasil já equivalem a mais de 90% do volume esperado para todo o mês de janeiro.

Com volumes de água tão altos, os prejuízos também são grandes. Mas afinal, seguro indeniza bens destruídos por enchentes?

Segundo Marcelino Odlevati, presidente do Clube dos Corretores de Seguros do ABC a indenização por enchentes é possível, porém existem dois tipos de cobertura. A compreensiva e de incêndio e roubo. “Na cobertura compreensiva enchentes, raios, quedas de árvores, ressacas, vendavais e outras catástrofes naturais estão asseguradas, já a cobertura de incêndio e roubo tem sua proteção limitada”.

No caso de residências com danos estruturais, perda de eletrodomésticos causados por inundações, transbordamento de rios, ruptura de canalizações e outros as apólices multiriscos indenizam o segurado com o valor acordado em apólice.

No procedimento para automóveis é preciso agendar vistoria com a seguradora para avaliação dos danos causados. Em alguns casos o dano causado não atinge o valor da franquia, assim, somente a limpeza e higienização pode ser feita pela seguradora. Para reparos maiores, o segurado paga o valor da franquia e é efetuado o conserto, em caso de perda total do veículo é feita a indenização de acordo com o valor referenciado na apólice.

Importante esclarecer que mesmo assegurados, alguns fatores podem causar a exclusão da indenização de seus bens. “Veículos que tenham sido colocados em situação de risco ou tenham enfrentado alagamentos propositais atravessando enchentes perdem o direito de indenização, assim como residências que foram danificadas por negligência do proprietário, ou seja, janelas e portas abertas durante um temporal”, informa Odlevati.

Casas construídas em áreas ilegais ou em áreas de riscos comprovadas também não são cobertas.

No caso de segurados que precisam acionar o seguro de vida e que perderam toda a documentação nas enchentes, é possível localizar a apólice ligando para seu corretor de seguros. “Alguns seguros de vida cobrem inclusive o auxílio funeral que se encarrega de todos os trâmites da ocasião”, lembra Marcelino.