Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Vendas reais da indústria sobem 14,3%

Este foi o primeiro avanço, em base mensal, após dois meses seguidos de queda. AE - 7/4/2011 - 12h27

Fonte: Diário do Comércio

A atividade industrial cresceu em fevereiro no Brasil, segundo dados divulgados hoje, 7, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As vendas reais, que reproduzem o faturamento da indústria de transformação, cresceram 14,3% em fevereiro na comparação com igual período de 2010. Na comparação com janeiro de 2011, em termos dessazonalizados, houve alta de 6,9%. Este foi o primeiro avanço, em base mensal, após dois meses seguidos de queda.

As horas trabalhadas, que medem o ritmo da produção, subiram 6 7% em fevereiro em relação a um ano antes e avançaram 2,6%, descontando os fatores sazonais, ante janeiro. A indústria continuou contratando em fevereiro, sendo que os postos de trabalho cresceram 4,1% em relação a fevereiro do ano passado. O emprego dessazonalizado cresceu 0,4% em fevereiro ante janeiro. 

A massa salarial real (descontada a inflação) na indústria subiu 5,8% na comparação com fevereiro de 2010. Como a série histórica é curta, a CNI não divulga o indicador de massa salarial na comparação com mês anterior, em termos dessazonalizados. O rendimento médio real na indústria subiu 1,6% em fevereiro ante fevereiro do ano passado. Este indicador também não tem a comparação com o mês anterior. 

No acumulado do primeiro bimestre de 2011, as vendas reais subiram 11,1% ante igual período de 2010, enquanto as horas trabalhadas aumentaram 5,4%, na mesma base de comparação. O emprego industrial avançou 4,4% em janeiro e fevereiro deste ano na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. A massa salarial real acumula alta de 5,8%, enquanto o rendimento médio real subiu 1,2%, na mesma base de comparação. 

Capacidade instalada

A utilização da capacidade instalada na indústria de transformação atingiu 83,6% em fevereiro deste ano, segundo a CNI. De acordo com o documento Indicadores Industriais, a capacidade instalada de fevereiro ultrapassou o período pré-crise em 0,4 ponto porcentual. Em janeiro deste ano, a indústria operou, em média, com 83,1% da capacidade instalada, enquanto em fevereiro de 2010 o nível era de 81,0%, conforme os dados dessazonalizados.