Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Demanda das empresas por crédito sobe 1,6% no primeiro trimestre

A comparação mensal também mostrou a demanda positiva por crédito pelas MPEs.

Fonte: InfoMoney

A demanda das empresas  por crédito registrou elevação de 1,6% no primeiro trimestre e 2011 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito.

Na avaliação dos economistas da Serasa, o crescimento de demanda das empresas por crédito observado no primeiro trimestre de 2011 registrou a menor taxa de expansão dos últimos cinco trimestres, revelando que as empresas estão se preparando para um cenário de menor crescimento econômico a partir dos próximos meses.

Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (13), na comparação com fevereiro, a procura por crédito pelas empresas registrou alta de 1,4% em março deste ano. Na comparação anual, o indicador apontou queda de 5,2%.

Porte e setor
Analisando o resultado do acumulado do ano por porte, pode-se verificar que as MPEs tiveram destaque positivo no trimestre, pois apresentaram avanço de 1,8% frente ao mesmo período do ano passado. Já tanto nas médias quanto nas grandes empresas, as procuras por crédito recuaram 2,2% e 0,4%, respectivamente, no primeiro trimestre do ano.

A comparação mensal também mostrou a demanda positiva por crédito pelas MPEs. Em março, a procura aumentou 1,5%, enquanto as médias (-0,3%) e as grandes (-0,4%) apresentaram recuos. Na análise anual, as grandes foram as únicas que registraram alta no período, de 0,3%. Por sua vez, as MPEs e médias empresas apresentaram resultados negativos, de 15,3% e 2,6%, respectivamente.

Considerando os setores, as empresas de serviços lideraram o crescimento da demanda por crédito nos primeiros três meses de 2011. A alta foi de 3,9% frente ao primeiro trimestre do ano passado, avanço mensal de 1,2% e queda anual de 4,3%. O crescimento acumulado do setor comercial foi bem menor: expansão de 0,3% sobre os três primeiros meses de 2010. Também houve alta mensal de 1,5% e queda anual de 5,8%. Já o setor industrial, ainda sob os efeitos prejudiciais do câmbio valorizado, registrou queda de 0,3% na procura por crédito nos três primeiros meses de 2011, bem como na mostragem anual, de 4,9%. O único avanço veio na comparação mensal, que subiu 2%.

Análise regional
Todas as regiões geográficas do país, com exceção da Norte (queda de 4,8% frente ao primeiro trimestre de 2010), exibiram crescimento nas demandas de suas empresas por crédito no primeiro trimestre deste ano. A maior delas ocorreu no Sul (alta de 3,1% frente ao primeiro trimestre de 2010), seguido da região Centro-Oeste (crescimento de 2,3%) e Sudeste (alta de 1,9%).

Sobre a pesquisa
O estudo foi construído a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. 

Esta quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não-financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.