Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Procura do consumidor por crédito sobe 7,5% em março

A pesquisa indica que o desempenho da procura por crédito não foi uniforme

Autor: Jéssica Consulim RoccellaFonte: InfoMoney

A procura do consumidor brasileiro por créditoaumentou 7,5% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado. 

De acordo com o levantamento, a alta é reflexo da desaceleração da taxa de crescimento das vendas do varejo. "Os indicadores demonstram, também, o efeito calendário, devido ao Carnaval, que foi em março neste ano e em fevereiro no ano passado”, explicou o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo.

Os dados divulgados nesta quarta-feira (13) são do INCC (Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e foram elaborados com base no movimento de consultas dos mais de 2.200 SCPCs e SPCs do Brasil. 

Regiões
A pesquisa indica que o desempenho da procura por crédito não foi uniforme, já que a região Sudeste apresentou uma expansão de 13% em março, na comparação com o mesmo mês de 2010, enquanto o Centro-Oeste registrou alta de 0,8%.

Na mesma base comparativa, as regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram recuo de 2,8%, 1,8% e 1,8%, respectivamente. "A queda pode ser explicada pela forte base de comparação, uma vez que essas regiões vinham apresentando crescimento bastante expressivo", afirmou Solimeo.

De acordo com o economista, a tendência para os próximos meses é de crescimento mais moderado das vendas do varejo, no entanto em taxas expressivas.