Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Perdendo o medo de abrir um negócio próprio

Franquias oferecem segurança para iniciar negócio; taxa de "mortalidade" é baixa e gira entre 2% e 3% no primeiro ano

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Quem nunca sonhou ser dono do próprio negócio e ver sua renda mensal aumentar consideravelmente. O melhor caminho para fazer desse sonho uma realidade é se tornar um empreendedor e entrar no mercado com um negócio próprio. O modo mais seguro para isso tem sido o investimento em franquias, que são sucesso no Brasil e no mundo, principalmente quando o assunto é baixa taxa de mortalidade e bom desenvolvimento do negócio. Somente entre 2% e 3% das franquias fracassam no primeiro ano. 

O sistema de franquias apresenta resultados mais seguros e rentáveis do que iniciar empreendimentos por conta própria. Em geral, as franquias de serviço projetam lucros líquidos de 20% a 25%. A rentabilidade no setor de produtos também é razoável variando entre 10% e 15%. E as opções são inúmeras, o empreendedor pode escolher trabalhar nos segmentos de alimentação, cosméticos, vestuário, no setor de veículos, educação, entre outras. É uma maneira segura de alcançar boa lucratividade e diminuir os riscos de prejuízos. 

O sucesso de uma franquia não depende somente do ponto onde irá se instalar, mas, principalmente, ao modelo de franchising e a marca que o franqueado está se associando. Grandes marcas já consolidadas tem sido a estratégia utilizada por muitos empresários como forma de entrar no mercado, que também exige muito envolvimento, investimento e um bom planejamento. Sem organização e disciplina, a ideia pode ser boa, mas sua execução pode colocar tudo a perder, inclusive o dinheiro investido. 

O diretor executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira, acredita que se o empresário adotar uma franquia que tenha sucesso comprovado no mercado, que seja estruturada para atender sua rede e tenha condições de transferir todo seu know how, tecnologia ou produto para seus franqueados, a possibilidade de sucesso deste empresário é infinitamente maior. “Ele terá sempre a assessoria, o acompanhamento do seu franqueador, que o orientará para conduzir sua franquia dentro dos padrões que o negócio requer e, por consequência, atingirá os níveis de crescimento, rentabilidade e sucesso do negócio”, afirma o diretor da Yes. 

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) aconselha aos interessados que analisem o setor em que quer entrar, verificando se está em crescimento e se o produto ou serviço é adequado para o local onde quer abrir a franquia. Outra questão importante é estar informado sobre a lei que regulamenta o setor.