Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Empréstimo pessoal cai 9,8% em seis meses

Em março, a taxa média estava em 47,3%.

Autor: Murillo CamarottoFonte: Valor Econômico

A concessão de crédito pessoal recuou 9,8% nos seis meses encerrados em abril, excluídos os fatores sazonais, segundo informou ontem o Banco Central (BC), durante a divulgação de seu Boletim Regional. A queda, de acordo com o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, já reflete o impacto das medidas macroprudenciais anunciadas no fim do ano passado pelo governo. Na comparação com março deste ano, o recuo foi de 3,4%.

De acordo com a autoridade monetária, a taxa média de juro cobrada nessas operações avançou de 42% ao ano em novembro de 2010 para 51,3% em abril deste ano. Em março, a taxa média estava em 47,3%.

Os financiamentos de veículos também foram afetados pelas medidas. Segundo os números do BC, foi registrado um decréscimo de 17,5% nas operações nos seis meses encerrados em abril. Na comparação com março, a queda foi de 0,6%. O juro médio para essa operação avançou de 22,9% para 30,9% ao ano no mesmo intervalo de comparação.

O prazo médio dos financiamentos também está cada vez mais curto. No crédito pessoal, passou de 47,5 meses para 38,1 meses entre novembro e abril. No consignado, o período recuou de 57,3 meses para 47,8 meses no mesmo intervalo de comparação. Para a compra de veículos, a queda foi mais discreta: passou de 51,4 meses para 48,1 meses em abril deste ano.