Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Cinco (falsos) mitos sobre Qualidade no Atendimento no Brasil

Portanto, façamos uma reflexão para compreender alguns mitos sobre atendimento ao cliente no Brasil.

Autor: Débora MartinsFonte: Administradores.comTags: empresariais

1 - Os atendentes são "burros" e robotizados.

Algumas pessoas afirmam que os atendentes (atendimento telefônico ou pessoal) são pessoas com baixa estrutura cognitiva, que geralmente demonstram pouca sensibilidade e disposição para resolver problemas. Além de dificuldade para ouvir e compreender as necessidades dos clientes.

A realidade: São profissionais qualificados que lidam com uma carga enorme de responsabilidades e altos níveis de estresse. Muitas vezes podem apresentar uma postura robotizada por cansaço e falta de disposição devido à rotina da atividade. Vale ressaltar que a função exige do profissional muita energia e capacidade para gerenciar conflitos.

 

2 - Os clientes estão satisfeitos com o atendimento da maioria das empresas no Brasil.

Algumas pesquisas de satisfação encomendas por empresas, principalmente as do setor de Telecom , apontam para níveis crescentes de satisfação dos consumidores.

A realidade: Os consumidores brasileiros estão, sim, insatisfeitos. Ficam indignados, reclamam e agora aprenderam a buscar por seus direitos. Em breve aprenderão a boicotar as empresas que fornecem produtos e serviços de má qualidade, seguindo exemplos de países da União Européia.

 

3 - O atendimento pessoal é melhor do que o contato telefônico.

Muitos clientes acreditam que há diferença na forma com que as empresas atendem, sendo melhor o pessoal.

A realidade: O contato telefônico facilita em muitos casos a vida dos próprios clientes, evitando custos de deslocamento e desperdício de tempo. Há empresas que investem em ferramentas para fornecer atendimento rápido e com qualidade. Ambas as formas de atendimento devem satisfazer as necessidades do cliente. Entretanto, pode ser uma questão de preferência. Para os que preferem "olho no olho" nada substitui o contato humano.

 

4 - Os atendentes recebem treinamento constante sobre técnicas e aperfeiçoamento.

Algumas pessoas pensam que os atendentes nas empresas são treinados constantemente, que recebem apoio psicológico e contam com toda estrutura de trabalho adequado.

A realidade: Cabe a cada empresa investir e capacitar seus atendentes da forma que julgar adequada. Algumas empresas fornecem treinamento de capacitação, monitoramento de qualidade e criam campanhas para valorizar o profissional. Outras literalmente "jogam" a pessoa na linha de frente sem qualquer preparo prévio. No Brasil o investimento em treinamento dos atendentes ainda é considerado custo. Muitos gestores não perceberam, ainda, a importância que este profissional tem em termos da própria segurança e imagem de suas empresas.

 

5 - É o departamento que recebe maior investimento nas empresas.

Na abordagem acima percebemos que a situação é bem diferente.

A realidade: As empresas investem em marketing e vendas. Divulgam e vendem, mas não há profissionais qualificados para fazer o pós-venda, fornecer suporte e, posteriormente estreitar os vínculos por meio de ações de CRM com finalidade de fidelização.