Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Após alta, confiança dos empresários do setor de serviços volta a cair

Das 2.502 empresas consultadas, 36,1% avaliam a situação atual como boa e 10,2% como ruim.

Autor: Gladys Ferraz MagalhãesFonte: InfoMoney

 

Após atingir o terceiro maior nível da série em abril, a confiança dos empresários do setor de serviços voltou a cair em maio, segundo dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta segunda-feira (6).

O indicador, medido em parceria com o Banco Central, diminuiu 1,4% no mês passado; e a pontuação passou de 135,3 para 133,5 pontos. Com a elevação mensal, o indicador no quinto mês do ano ficou 0,1% acima do registrado no mesmo mês de 2010.

Composição
O ICS é composto por dois subíndices: o ISA-S (Índice da Situação Atual), que analisa a confiança em relação ao presente, e o IE-S (Índice de Expectativas), que mede o sentimento quanto ao futuro.

Em maio, a queda da confiança foi fortemente influenciada pela piora na avaliação da situação atual, que passou de 121,8 pontos para 119,2 pontos entre abril e maio – uma queda de 2,1%, após crescimento de 5,5% no quarto mês do ano.

A satisfação com a situação atual dos negócios foi o quesito que mais contribuiu para o recuo na avaliação geral da situação atual no período. Das 2.502 empresas consultadas, 36,1% avaliam a situação atual como boa e 10,2% como ruim. Um mês antes, esses percentuais eram de 37,7% e 8,9%, nesta ordem.

No que diz respeito à perspectiva quanto ao futuro, medida pelo IE-S, esta apresentou recuo de 0,7% em maio, ficando em 147,8 pontos. Neste caso, o recuo refletiu a avaliação do empresariado com relação à demanda por seus serviços nos próximos três meses, que cedeu 0,9%

No período, a proporção de empresas prevendo procura maior dos negócios passou de 51,8% para 50,8%, enquanto a parcela das que esperam uma demanda menor passou de 3,5% para 3,9%.

Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 27 de maio, com 2.502 empresas de todo o País.