Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Vai viajar a trabalho? Saiba como aproveitar para turistar

Com a alta do turismo, toda economia é bem-vinda; confira a seguir como aproveitar as viagens a trabalho para curtir os pontos turísticos de destinos nacionais

Correria e compromissos são experiências que até podem fazer parte da rotina de quem viaja a trabalho, mas não precisa ser exclusivamente assim. Com organização e planejamento, é possível estipular uma agenda que concilie as atividades profissionais com o turismo e o lazer, para aproveitar o melhor dos dois mundos.

O Brasil é um país rico em paisagens de tirar o fôlego, além de ter culturas marcantes, o que atrai o interesse dos próprios brasileiros a conhecerem os destinos nacionais, seja para uma reunião de trabalho, uma conferência, novos investimentos, mesclar os negócios com o turismo e economizar enquanto curte lugares cobiçados pelos viajantes.

A prática é tão comum que já recebeu um neologismo: as chamadas “bleisure” (junção de business com leisure, ou seja, turismo e lazer, na tradução livre para o português) têm conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo, especialmente depois dos longos períodos confinados em home office para o controle da pandemia.

No geral, turistas tendem a preferir as redes hoteleiras, devido a boa localização e facilidade de deslocamento, além das comodidades oferecidas na hospedagem. Por isso, uma boa oportunidade, principalmente para viagens na baixa temporada, está em verificar com a gerência do hotel a possibilidade de estender (com desconto e por conta própria) as diárias contratadas para aproveitar alguns dias a mais de descanso.

Se você é do tipo que não abre mão de uma imersão completa durante as viagens e já está em busca da passagem aérea para Curitiba, São Paulo, Manaus, Recife, entre outros destinos turísticos, o mais indicado é se preparar com antecedência e montar um roteiro com todos os detalhes possíveis, para curtir bastante a programação da viagem.

Mas, se não for possível passar um final de semana ou que seja um dia a mais do que o planejado, a alternativa é aproveitar a pausa para o descanso para conhecer o que for possível. Afinal, o horário comercial não dura as 24 horas de um dia, não é mesmo? Selecione os pontos turísticos e restaurantes da região e encaixe uma visita entre os compromissos da agenda, seja durante o almoço, pré ou pós-expediente.

Em muitas ocasiões, os próprios hotéis podem contar com espaços perfeitamente confortáveis para proporcionar um descanso digno de férias. Escolha aqueles que oferecem uma área de lazer com piscina, bar ou atividades atrativas que te incluam na cultura e nas tradições locais em horários alternativos, poupando o tempo do deslocamento.

Com a consciência de que o lazer não pode comprometer as responsabilidades do trabalho, seja nas viagens mais curtas ou nas que possuem uma folga maior, será possível conciliar a agenda corporativa com o turismo. Siga nossas dicas para ter uma nova experiência em seu próximo compromisso empresarial.