Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Novos valores para 2023 no Auxílio Brasil e salário mínimo

O texto trata de vários pontos importantes para a sociedade

Novos valores para 2023 no Auxílio Brasil e salário mínimo A equipe econômica apresentou nesta quarta-feira (31) ao Congresso Nacional a proposta de orçamento para o ano de 2023, o primeiro de gestão de um novo mandato.

O texto trata de vários pontos importantes para a sociedade, como o valor do salário mínimo, a possibilidade de reajuste de servidores públicos, o tamanho do Auxílio Brasil e sobre a correção da tabela do Imposto de Renda, entre outros temas.

A votação do Orçamento do ano seguinte é requisito para o encerramento do ano parlamentar. Com a aprovação, deputados e senadores poderão iniciar o recesso de fim de ano.

Se não for aprovado até o fim do ano, o governo tem de executar 1/12 do orçamento anual previsto a cada mês. A gestão do orçamento global só pode ser liberada após a sanção do texto pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ouvidos consultados pelo g1, entretanto, o texto é pouco realista, pois contém várias incertezas diante do cenário eleitoral.

Entre outros pontos, o orçamento, por exemplo, não contempla manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600, promessa de candidatos à Presidência da República. Se não for prorrogado, o benefício retorna para R$ 400 no início de 2023.