Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Pesquisas apontam os benefícios mais adequados para 2023

Um ano após o retorno do trabalho presencial, os colaboradores buscam flexibilidade e benefícios que atendam plenamente a nova forma de trabalhar

Pesquisa realizada pela Robert Half junto a 358 profissionais revela dados interessantes a respeito dos novos modelos de benefícios oferecidos pelas empresas. Embora hoje apenas 19% dos colaboradores possam escolher ou personalizar os seus benefícios, 67% dos entrevistados gostariam de usufruir de alternativas mais flexíveis.

Conheça a seguir 5 benefícios flexíveis apontados por especialistas como o mais indicado para o ano de 2023 e como eles podem impactar assertivamente a vida dos profissionais que deles desfrutam.

  1. Vale-mobilidade

O fim do isolamento social possibilitou o retorno ao escritório de trabalho e, com o aumento do combustível, isso gerou grande preocupação junto aos profissionais. Mesmo para empresas que adotaram o modelo de trabalho híbrido, o consumo de combustível no trajeto ao trabalho se tornou um peso financeiro.

Percebendo essa demanda, as empresas passaram a se organizar e a oferecer o auxílio combustível como um dos benefícios que fazem a diferença no bolso do colaborador no fim do mês. Ainda assim, porém, para muitos profissionais, o auxílio combustível acaba não compensando, o que levou as empresas a criar o vale-mobilidade, que pode ser utilizado tanto com combustível, quanto com aplicativos de transporte e zona azul.

  1. Escritório sob Demanda

Ter a possibilidade de escolher onde e quando quer trabalhar é uma autonomia buscada pelos colaboradores não só agora, mas também em 2023. Plataformas como o OOND, que reúne espaços de trabalhos em todo o Brasil, é uma solução assertiva para as empresas que querem demitir o escritório e aderir o trabalho híbrido de forma rápida, econômica e assertiva e, principalmente, dando liberdade aos profissionais.

Conhecido como vale-coworking, ou escritório sob demanda, este benefício surge como uma forma de fazer com que os colaboradores escolham quando e onde trabalhar nos lugares mais produtivos possíveis para eles, que podem ser em reuniões pontuais, ou em espaços de trabalho próximos da sua localização.

  1. Descontos em passagens aéreas e hospedagem

A Nubank implementou o modelo de trabalho híbrido e vem tornando a vida profissional de seu quadro de colaboradores cada vez mais flexível.

Prova disso é que os funcionários atuam presencialmente somente uma semana a cada dois meses.

Para incentivar a liberdade onde os seus profissionais atuam, a companhia oferece descontos em empresas de passagens aéreas e hospedagem, como: Decolar.com, BCD Travel e Buser.

  1. Telepsicologia

A saúde mental é um tema cada vez mais abordado, ao lado de burnout, depressão e ansiedade por parte dos colaboradores. Por isso, em 2023, o investimento em terapia segue em crescimento e as empresas querem contribuir com isso.

A Totvs, empresa do ramo de tecnologia, percebeu demanda interna e implementou o benefício da telepsicologia, num convênio firmado junto ao Hospital Albert Einstein.

O profissional tem direito até 10 sessões on-line com médicos da instituição, visando suprir temas importantes, como ansiedade, paternidade e apoio emocional.

  1. Vale-Educação

Investir no desenvolvimento dos colaboradores é mais um tipo de benefício que ajuda as empresas a reter os talentos e, além disso, contar com um time cada vez mais capacitado.

Com a pandemia, os cursos online ficaram cada vez mais disponíveis e algumas empresas passaram a contribuir com os colaboradores que buscam não só uma segunda língua, mas também diferentes especializações. A ideia é deixar os beneficiários livres para escolherem quando e como preferem estudar.

O laboratório farmacêutico GSK, por exemplo, disponibiliza uma plataforma online para todos os colaboradores, e para o nível de gestores, em que o idioma inglês é fundamental, são oferecidos programas de imersão.