Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Perdeu o título de eleitor? Emissão do E-TÍTULO pode ser feita até SÁBADO. Veja o passo a passo

Perdeu o título de eleitor? Emissão do E-TÍTULO pode ser feita até SÁBADO. 

Com a aproximação das Eleições Gerais de 2022 a movimentação em busca dos documentos para participar do processo eleitoral vem aumentando. O aplicativo do e-Título, por exemplo, já se tornou o mais baixado nas lojas de apps.

Perdeu o título de eleitor? Emissão do E-TÍTULO pode ser feita até SÁBADO.

É importante que o eleitor saiba das diversas opções de documentação que podem ser portadas no dia das eleições para adentrar na seção. Uma das mais práticas é o e-Titulo, aplicativo disponibilizado gratuitamente para aparelhos com sistema operacional Android ou iOS.

Porém, o Tribunal Superior Eleitoral alerta que o eleitorado precisa baixar ou atualizar seu aplicativo assim que possível, até este sábado. No dia da votação (2), a emissão do documento estará suspensa até a finalização dos processos do primeiro turno. E só volta a ser liberada para o público no a partir do dia 3.

Caso haja um segundo turno, a suspensão também acontecerá da mesma maneira. Então é necessário que a emissão do documento através do e-Título seja feita até a véspera da votação, neste caso até o dia 29 de outubro.

Documentos aceitos para participar das eleições

Para participar do processo de votação para os cinco cargos disponíveis nas Eleições Gerais de 2022, é necessário que o eleitor compareça à sua seção portando documento com foto. Não é obrigatório apresentar o título de eleitor para entrar na seção. Outros documentos são aceitos como:

  • e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
  • Carteira de identidade;
  • Identidade social;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira nacional de habilitação.

O importante é que haja uma fotografia no documento para que o eleitor passe pelo processo de identificação antes de ser encaminhado à urna para realizar o depósito dos votos. Facilidades disponíveis com o e-Título

Para aqueles que optarem pela utilização do aplicativo e-Título, algumas outras facilidades estão disponíveis além da emissão do título de eleitor. Nele é possível verificar alguns dados como a situação cadastral, acessar a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais.

Em adição, para facilitar o processo do eleitor, através do aplicativo é possível ver no mapa onde fica localizada a seção para qual ele deve se dirigir. O aplicativo também pode ser usado para justificar a ausência no dia da votação.

Para ter o e-Título basta localizá-lo nas lojas de aplicativos para Android e iOS e realizar o download. O acesso às informações é feito apenas com o número do CPF do eleitor, sem a necessidade do número do título de eleitor.