Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Começa mutirão para renegociar dívidas com bancos

Durante o mês de novembro, os contribuintes que tiverem dívidas em atraso com bancos ou financeiras poderão renegociar os valores pela internet.

Durante o mês de novembro, os contribuintes que tiverem dívidas em atraso com bancos ou financeiras poderão renegociar os valores pela internet. O Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira se iniciou nesta segunda-feira (1º) e estará disponível até o dia 30.

O mutirão de renegociação de dívidas com bancos é uma parceria entre o Banco Central, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Senado Federal.

As dívidas podem ser renegociadas por pessoas físicas cujas dívidas em atraso não sejam atreladas a bens dados em garantia. Por meio da ação, os cidadãos podem obter descontos nas negociações.

A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Daniele Cardoso, a plataforma de renegociação de dívidas com bancos vem apresentando índice de solução satisfatório. Isso quando ocorrem esses mutirões.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o mutirão nacional é uma ação conjunta que não somente contribui para o reequilíbrio financeiro das famílias, mas, especialmente, promove a educação financeira.

A pasta declara que isso é essencial para que os consumidores tenham como evitar o endividamento de risco. Esas pessoas também podem obter mais informações sobre serviços e produtos bancários, e melhorar suas saúdes financeiras.