Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Dinheiro da empresa x seu lucro: dicas para conseguir diferenciar valores

É importante entender essa diferença: dinheiro da empresa x seu lucro.

Diante de um cenário de pós-pandemia, de guerra e, no Brasil, atualmente, de insegurança econômica mediante a possibilidade de mudança na condução de recursos em uma já confirmada transição de governo, manter sua empresa com as finanças sempre saudáveis pode ser determinante para a vida útil do seu negócio.

Ao falar disso, rapidamente pode vir à cabeça dos empreendedores a importância de um fluxo de caixa adequado. Mas outro ponto que precisa ser levado em consideração é o que e que parte dos recursos precisam ser aplicados no próprio negócio e o que pode ser classificado como grupo.

Para isso, segundo o empresário Victor Assis, é importante entender essa diferença: dinheiro da empresa x seu lucro.

Pensando em explicar e deixar claro esses pontos aos empreendedores, ele listou quatro dicas que podem ajudar a trazer esse entendimento. Confira:

1- Tenha salário fixo pra função que você exerce na empresa

“Ou seja, tenha consciência do seu papel dentro do negócio e, mediante isso, estabeleça uma remuneração justa tanto para o seu trabalho, quanto para o fluxo de caixa da sua empresa”, exemplificou.

2- Coloque sempre sua empresa como sua sócia

“Na hora de acessar os lucros, divida sempre metade para você e metade para sua empresa. Fazendo isso, você consegue ter sempre o que chamamos de “respiro de caixa”, mencionou.

3- tenha sempre em vista o fluxo de caixa

“Em muitas empresas (principalmente empresas de serviços) é necessário o investimento em material e mão de obra antes do recebimento do cliente. Tenha sempre um fluxo de caixa planejado para conseguir atender as demandas sem prejudicar a saúde financeira da empresa”, explicou.

4- planeje o crescimento da sua empresa e, junto com ele, o crescimento dos seus colaboradores

“Planejar o crescimento de faturamento do seu negócio é parte fundamental no processo de saúde financeira da sua empresa. Porém, tão importante quanto o crescimento do faturamento, é também o aumento de salário ou participação nos lucros dos seus funcionários. Portanto, planeje e trabalhe para aumentar seus lucros, mas também seus investimentos em quem faz sua empresa ou seu negócio acontecer”, finalizou.