Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

3 dicas para tornar o RH da sua empresa mais eficiente

Manter reuniões individuais é primordial para alinhar expectativas, entender quais são os pontos fortes e a melhorar de cada colaborador, além de entender qual é o momento ideal para conceder bônus, treinamentos ou promoções

Com a notória expansão do setor de tecnologia e inovação, observamos também um grande crescimento no surgimento e consolidação de startups, atuantes em diferentes segmentos. Em 2022, mesmo com a reestruturação quase que generalizada entre os “unicórnios”, o Brasil registrou crescimento no número de startups. De acordo com levantamento desenvolvido pela Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil, startups de varejo, por exemplo, cresceram quase 18%, em comparação com o último ano.

Esse aumento do número de startups acompanha o momento atual de transformação na área de gestão de pessoas, que precisa desenvolver uma cultura que preze por acompanhar o crescimento e apoiar a sustentabilidade do negócio, sem perder a agilidade. É necessário pensar e agir com foco na experiência do colaborador e em ações que reforcem sua performance e desenvolvimento.

Para isso, os investimentos devem ser concentrados em processos mais simplificados e objetivos, a fim de desburocratizar atividades do dia a dia, como assinaturas de documentos, validações, workflow de aprovações etc.

Abaixo, compartilho algumas dicas para que você possa tornar o RH da sua startup mais eficiente:

1 – Simplifique a gestão

Eu tenho visto um movimento em diversas startups com o objetivo de simplificar a gestão de desempenho, ou seja, ter menos competências para analisar, realizar avaliações mais curtas e frequentes, e focar no feedback contínuo. Esse último é considerado pelos profissionais como a melhor forma de medição de desempenho, de acordo com um estudo global da Top Employers Institute, realizado com 600 empresas em 99 países. A maioria dos entrevistados afirmou preferir os processos mais transparentes de estabelecimento de metas, além de feedbacks mais regulares dentro de processos de avaliação, em comparação às tradicionais revisões anuais de desempenho.

Dessa forma, se a sua startup passar a simplificar processos, realizar avaliações frequentes e registrar todas essas informações a fim de obter dados consistentes para utilizá-los no médio ou longo prazo, ela terá uma gestão mais preparada para a tomada de decisões de forma assertiva.

2 – Desenvolva pessoas

Algumas empresas estão deixando de vincular as avaliações ao bônus. Principalmente porque o foco da avaliação deve ser o desenvolvimento das pessoas. Não é só o foco financeiro que deve importar.

Manter reuniões individuais é primordial para alinhar expectativas, entender quais são os pontos fortes e a melhorar de cada colaborador, além de entender qual é o momento ideal para conceder bônus, treinamentos ou promoções.

3 – Estabeleça metas compartilhadas e não mais individuais

Apesar das metas individuais terem como responsável somente uma pessoa, elas trazem impactos para todos. Já as metas estipuladas para um grupo, terão todo o time responsável por elas.

Desde que sejam organizadas e atualizadas da maneira correta, as metas compartilhadas costumam trazer os resultados esperados. Mas para que isso aconteça, é necessário que cada colaborador reconheça qual é o seu papel para o alcance do objetivo macro. E será somente por meio de um trabalho colaborativo que a equipe atingirá as metas desejadas.

Por fim, avalie o fit cultural e de competências. É fundamental saber qual perfil a sua startup busca, e se ele é alinhado aos valores e crenças da empresa, além de possuir os conhecimentos e habilidades necessários para desempenhar a função a qual está se propondo.

Acredito que os gestores que conseguirem simplificar as avaliações de desempenho dos colaboradores, analisando cada perfil, prezando pelo desenvolvimento individual e estipulando metas compartilhadas, irão desenvolver times mais eficientes e preparados para lidar com as rápidas mudanças que as startups demandam.