Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

O que é ChatGPT e por que acompanhar essa tendência?

Diferentemente dos demais chatbots, que nem sempre entendem o que foi perguntado e apresentam respostas bastante limitadas, a nova ferramenta é bem articulada e conversa via texto, e não por voz

Surgiu uma novidade tecnológica na última semana de novembro. Desenvolvido pela startup OpenAI e com uma mão de Elon Musk, o ChatGPT já acumula milhões de usuários e parece ser uma ferramenta poderosa de pesquisa e criação de conteúdo.

Sendo comparada ao Google e às funções da Alexa e Siri, o GPT usa inteligência artificial para criar textos que parecem escritos por seres humanos e que funcionam perfeitamente para o mundo corporativo, fins publicitários e até sites de notícias.

Outros testes mostraram também que a tecnologia consegue compor redações do Enem e até escrever em linguagem de programação.

Além disso, tem se mostrado um sistema muito eficiente para fornecer informações precisas e atualizadas capaz de responder a perguntas sobre uma ampla variedade de tópicos. E é exatamente esse viés de assistente virtual que deve tornar a novidade tão atrativa para as empresas varejistas em breve.

Em menos de uma semana, mais de um milhão de pessoas já haviam criado uma conta para conversar com o robô, de acordo com Sam Altman, CEO da OpenAI, que teve o bilionário Elon Musk na criação do negócio.

Diferentemente de outros chatbots, o ChatGPT é muito coerente e não fica confuso com as mensagens pedindo aos usuários para repetirem as perguntas.

Apesar de toda a empolgação do mercado, o chatbot ainda está em fase de testes e tem sido alvo de ataques que envolvem questões éticas.

Líder em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial, a OpenAI foi fundada em 2015 por Elon Musk e Sam Altman, entre outros, com a missão de tornar a inteligência artificial disponível para todos.

A OpenAI realiza pesquisas em diversas áreas da inteligência artificial, incluindo aprendizado profundo, processamento de linguagem natural e sistemas de tomada de decisão. Isso lhe permite desenvolver tecnologias avançadas que podem ser usadas em aplicações comerciais e científicas.

O QUE O CHATGPT PODE FAZER

Nas redes sociais, muitos usuários já dividem os prints de suas experiências com o ChatGPT. Contas de matemática, conselhos amorosos e até linguagem de programação são testados enquanto a tecnologia ainda está sendo usada principalmente para divertir os usuários.

Mas o intuito é que o ChatGPT tenha diferentes aplicações em nosso dia a dia. Seria possível usar a tecnologia para responder dúvidas de clientes em plataformas de e-commerce, automatizar o atendimento em serviços on-line como Internet Banking, e criar conteúdo digital para marcas, por exemplo.

Chat GPT é uma sigla que significa "modelo de linguagem gerada pelo treinamento profundo". É um modelo de aprendizado de máquina que foi criado para prever a próxima palavra em um texto com base no contexto das palavras que a precederam.