Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Inovação: 4 motivos para sua empresa investir em 2023

Caráter competitivo é um dos principais ganhos, além de credibilidade no mercado, colaboradores mais engajados, novas possibilidades de negócios e melhorias processuais

A preocupação em investir em inovação aumenta entre as organizações e, de fato, esse é um item crucial quando se pensa em crescimento, credibilidade e visão de futuro. Contudo, apesar de entenderem a importância da inovação para os negócios, transformar isso em algo concreto nem sempre parece tão fácil.

“Quem não incorpora em seu negócio uma mentalidade voltada à inovação, acaba ficando para trás a longo prazo. Quando implementamos um programa de transformação cultural, voltado à cultura da inovação, nos certificamos que estamos atuantes em um mercado competitivo. Com isso, também beneficiamos os colaboradores com um ambiente motivador e geramos excelência nos serviços”, pontua Orlando Ovigli, VP Digital Solutions no Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios e vem fazendo a diferença para empresas que buscam essa aculturação.

Pensando nisso, o executivo elenca quatro benefícios que mostram a importância de investir em inovação.

Caráter competitivo frente aos concorrentes

Empresas que não inovam ao longo do tempo, tendem a perder força no mercado, tendo em vista que não se reinventam ou expandem sua atuação. A inovação é um diferencial competitivo e um posicionamento desejável para o público consumidor e investidor, assim como o público interno

“Uma empresa inovadora é uma empresa à frente do seu próprio negócio, pronta para dominar novos mercados e, se preciso, recriar seu negócio ou revolucionar suas próprias soluções. É ela mesma quem torna sua solução anterior obsoleta, pois sua cultura inovadora a faz identificar, antes mesmo do público e do mercado, novas oportunidades, implementando melhorias e a evolução de seus serviços”, explica Orlando.

Conquista de clientes com novos serviços e produtos

A inovação está diretamente relacionada à jornada de satisfação do cliente. Uma empresa inovadora tem mais potencial de conquistar novos mercados e agregar valor para os clientes já existentes, pois está sempre guiada por uma melhoria contínua, focada nas necessidades do público.

Redução de custos operacionais

Inovar também significa promover a otimização de processos e de rotinas de trabalho. Com isso, uma empresa ganha eficiência e produtividade e reduz custos e riscos.

Colaboradores mais satisfeitos

Quando a cultura da inovação está presente, a responsabilidade pela inovação se torna compartilhada entre todos. Esse movimento mais horizontal e colaborativo proporciona um estímulo criativo coletivo. A tendência é um ambiente mais motivador e engajador.

“A cultura da inovação cria senso de pertencimento e participação nas decisões estratégicas do negócio, de ponta a ponta da organização. Uma empresa inovadora naturalmente dá mais voz e autonomia às suas equipes e a consequência é ter colaboradores mais satisfeitos e realizados, o que se reverte em ainda mais resultados”, finaliza Ovigli.