Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Lean Construction aplicado à gestão de obras: mantenha o faturamento da empresa durante a construção ou reforma

O gerenciamento para obra comercial proporciona redução de tempo aliado a otimização de recursos financeiros e pessoais.

Uma das principais preocupações dos empresários ao construir ou reformar a empresa é como evitar prejuízos financeiros. Se esse é o seu caso, um bom gerenciamento da obra é a solução para que você mantenha o faturamento durante a construção.

Além de garantir a execução adequada de uma obra comercial, sem a ocorrência de grandes transtornos, o gerenciamento proporciona economia de tempo e recursos, evitando desperdícios e gastos desnecessários, sem descuidar da qualidade.

Obra comercial

A construção ou reforma de um imóvel para fins comerciais é considerada uma obra complexa, que inclui diferentes ramos de negócio, como restaurantes e bares, hospitais e clínicas, shoppings, lojas, armazéns, escolas e universidades, instalações esportivas, entre outros.

Gestão de obras

A gestão de uma obra é essencial para que tudo aconteça conforme o planejado e o cronograma seja cumprido, sem contratempos, desperdícios ou gastos extras. Por isso, faz parte desse processo o gerenciamento dos recursos, pessoas e tempo.

Mais do que organizar os processos e etapas de uma obra, o gerenciamento é responsável por garantir o sucesso do projeto por meio do planejamento e execução adequada de cada etapa, sem comprometer o faturamento da empresa.

Vantagens do planejamento e gerenciamento

Além de assegurar que a obra seja entregue no tempo estipulado e respeite o orçamento definido, o planejamento e gerenciamento de uma construção ou reforma ajuda a prever e identificar possíveis problemas ou imprevistos e pensar nas soluções adequadas de forma antecipada.

A gestão baseia-se em atividades fundamentais:

  • Finalidade da obra: onde são observados os objetivos do cliente, delegadas as responsabilidades, levantadas as necessidades de locação de equipamentos, materiais e fornecedores especiais, entre outros pontos;
  • Tempo: com determinação do planejamento e controle do tempo da obra, duração de cada etapa do projeto e elaboração do cronograma para que tudo seja entregue no prazo;
  • Custos: para prever gastos, levantar preços, orçamentos, fazer projeções e controles;
  • Qualidade: aqui acontece a procura e aquisição de produtos de excelência, além da busca pela realização de processos sem falha e com redução de erros;
  • Comunicação: com o objetivo de instituir métodos de comunicação eficientes entre a equipe da construtora e com a empresa contratante e outros agentes externos;
  • Recursos humanos: este setor escolhe e aloca os funcionários das diferentes áreas da construtora;
  • Contratos e fornecimentos: responde pela gestão de fornecedores, novas contratações, com foco no melhor custo-benefício.
  • Metodologia Lean Construction
  • O Lean Construction é uma filosofia baseada nas premissas do Sistema Toyota de Produção| Crédito: Shutterstock
  • O Lean Construction ou "construção enxuta" é uma filosofia baseada nas premissas do Sistema Toyota de Produção, por meio da qual é possível otimizar processos e, assim, eliminar etapas desnecessárias, reduzir desperdícios e entregar a obra no prazo.

Por meio do Lean Construction é possível gerenciar com eficiência uma obra comercial por meio do ajuste das fases e processos às necessidades do cliente. Sendo uma delas, a manutenção do faturamento da empresa durante a realização da construção ou reforma.

Fases de uma obra

A execução de um projeto de construção comercial envolve várias fases e com um bom gerenciamento é possível prever possíveis imprevistos, além de garantir que a obra seja concluída no tempo esperado, otimizando custo e evitando prejuízos.

Para que a empresa mantenha o faturamento mesmo com a obra em execução, o faseamento é uma boa solução, já que a construção é dividida em fases que permitem o funcionamento de toda empresa.

Obra faseada

Neste tipo de obra a execução ocorre por meio de fases, onde cada uma corresponde a uma parte da edificação e, por isso, pode ser usada de modo independente e a empresa não precisa parar totalmente suas atividades.

Fases da obra:

  • Análise do local: é importante conhecer aspectos e dados do imóvel e arredores para garantir um eficiente fluxo logístico durante a execução da obra;
  • Projeto arquitetônico: é nesta etapa onde geralmente são elaboradas soluções para as demandas necessárias, com possíveis diferenças entre o desejo do cliente e o que de fato pode ser executado, sem desconsiderar as leis e o plano diretor local;
  • Elaboração dos desenhos com o máximo de detalhamento: o projeto é detalhado com base na solicitação do cliente, arquiteto e construtora. O documento deve conter, por exemplo, o máximo de detalhamento executivo possível, minimizando a tomada de decisão em obra, entre outros registros básicos;
  • Revisão e aprovação: é fundamental que todas as etapas do projeto sejam avaliadas em conjunto para impedir falhas capazes de prejudicar, inclusive, a integridade estrutural;
  • Legalização da obra: são pagas algumas taxas de acordo com as leis locais. A execução da obra só pode acontecer após aprovação. No final desta etapa, ou perto do fim, a visita do corpo de bombeiros é requisitada para verificar questões relativas à segurança e obtenção do Habite-se;
  • Definição dos prazos: o planejamento da obra precisa considerar a disponibilidade e condição de entrega de itens não convencionais e tempo de execução dos diferentes serviços e disciplinas, com a data de entrada e saída das equipes envolvidas;
  • Mão de obra e orçamentos: é aqui onde são levantados todos os custos e relacionada a quantidade necessária de materiais e mão de obra para execução da obra, para determinar o custo final da edificação;
  • Execução e acompanhamento: é importante destacar que esta fase não é isolada das anteriores, pois durante a execução é possível haver revisões e adaptações dos prazos, custos entre outras coisas.
  • Pós-obra: a entrega da obra ao cliente também faz parte do planejamento. Por isso, esta etapa precisa contemplar uma estratégia para solucionar possíveis queixas.
  • Padronização dos processos construtivos
  • Sua empresa não precisa interromper as atividades e prejudicar o faturamento enquanto a obra acontece. Para isso, é importante entregar o gerenciamento do projeto nas mãos de uma construtora especializada, como a RCE Engenharia.

Referência na entrega de obras rápidas, sem desperdícios, prejuízos e com qualidade, a RCE Engenharia tem quase uma década de experiência na filosofia Lean Construction, mais de 11 anos de know how em construções empresariais e mais de 20 anos na construção civil em geral, com mais de 350 obras entregues em todas as regiões do Brasil.

Na RCE o cliente consegue acompanhar o andamento da obra mesmo a distância, por meio de registros fotográficos digitais 360º. Além disso, há um engenheiro dedicado (full time) à gestão da obra, e outro (part time) na supervisão do projeto para garantir que nada saia errado.

Os serviços prestados pela RCE são divididos em duas categorias: construção nova (geralmente, o cliente tem um projeto para ser executado) e Retrofit (contempla todo tipo de obra em construções já existentes, como reformas, adequações, alterações no layout e modernização, por exemplo).