Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Setor de franquias cresce 16,8% e está a todo vapor no Brasil

Setor franchising volta a crescer e se destaca entre os investimentos com menor risco para quem pretende abrir um negócio próprio. A aposta em marcas já consolidadas é um dos atrativos para o setor

 (crédito: Valdo Virgo)

(crédito: Valdo Virgo)

O segundo trimestre de 2022 marcou uma acelerada recuperação do setor de franquias no Brasil, com faturamento 16,8% maior que no ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse modelo de negócio tem se mostrado vantajoso e rentável para quem deseja empreender, como explica Átila Cabral, diretor executivo da Jalde Semijoias.

De acordo com o empresário, iniciar um negócio já contando com a credibilidade de um nome e uma marca conhecidos no mercado é uma das grandes vantagens, além de ter como base a experiência e apoio do franqueador. Nesse contexto, a empresa criou um tipo de franquia baseado no plano de carreira para as revendedoras. “O foco principal não é só a geração de lucro, mas realizar o sonho delas de terem um negócio próprio. Elas começam como revendedoras, ensinamos a obterem lucros com as vendas e depois oferecemos o sonho de se tornarem empresárias”, detalha.

Outros elementos que ajudam neste início é o fato de já haver um plano de negócios consolidado, planejamento de custos e publicidade, o que leva a uma maior garantia de aceitação pelos consumidores. “Cerca de 80% das empresas fecham em cinco anos, enquanto que apenas 15% das franquias encerram atividades no mesmo período”, completa.

No caso da Jalde Semijoias, a taxa de franquia é de R$ 30 mil e os royalties ficam em 8%, com 2% de taxa de propaganda. No total, o valor do investimento para abrir uma unidade da marca é de R$ 350 mil, com um modelo de negócio voltado para shoppings. A empresa oferece suporte para identificar o melhor ponto de venda e até selecionar equipe. Além disso, propõe treinamentos, suporte financeiro, apoio jurídico, gestão e divulgação das unidades, com estrutura de propaganda e marketing. “Dentro de uma franqueadora existe um grupo de pessoas pensando todos os dias no negócio, por isso, a taxa de fechamento nas franquias é a mais baixa em relação a quem não está no franchising”, destaca Átila.

De qualquer maneira, existem características importantes para quem adere ao modelo de empreendimento. O franqueado ideal deve possuir um perfil de gestor, afinal, apesar de já haver uma marca bem estabelecida no mercado, é um negócio como qualquer outro e precisa de uma boa administração.

Atributos como liderança, comprometimento, capacidade para motivar as pessoas, bom relacionamento, organização, automotivação, persuasão, gerenciamento de conflitos e ótima comunicação são cruciais para se sair bem no segmento. “Queremos pessoas com o perfil da Jalde, ou seja, de muita entrega. Nossa filosofia é entregar para receber”, conclui o diretor.

Passo a passo

O especialista André Jácomo, CEO da Beaba das Franquias, explica que a primeira etapa é entender como funciona a franquia e o seu segmento. “Esse passo é fundamental para confirmar se aquele tipo de negócio é ideal com o perfil do investidor”, disse. “Por exemplo, um investidor que não tem o perfil para trabalhar aos finais de semana, ao realizar este passo, já confirmaria que uma franquia de fast food não seria o ideal para ele, pois é nesses dias que este segmento possui o maior volume de vendas”, afirma.

Segundo Jácomo, é importante que a pessoa faça uma autoavaliação. “O que ela gosta de fazer? Qual o tipo de trabalho que ela gostaria de investir no seu tempo? Ao responder perguntas como essas, ela terá uma melhor ideia do segmento no qual se identifica e pode apurar marcas neste setor”, explica.

“Após isto, o processo costuma ser bem simples. Ele pode se cadastrar no site das marcas que lhe interessam; marcar uma reunião com a franqueadora; esta irá enviar uma COF (Circular de Oferta da Franquia) para ele e, evoluindo na negociação, espera-se uma média de dez dias para a assinatura do contrato e pagamento da taxa de franquia.

O especialista afirmou que, em média, o retorno do investimento de uma nanofranquia é de 4 a 12 meses. As microfranquias são de 8 a 18 meses. Franquias tradicionais são superiores a 18 meses, chegando às vezes de 24 a 36 meses.