Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

4 razões para contratar pessoas sem experiência

Há muitos benefícios de contratar pessoas sem experiências anteriores e diversas razões positivas para conceder uma oportunidade a alguém que ainda não teve uma chance.

Muito se discute sobre a importância da contratação de profissionais sem experiência. Um dilema bastante comum nas organizações, uma vez que diversos candidatos são excluídos dos processos seletivos no momento da primeira triagem de seleção, muitas vezes devido às empresas não possuírem o preparo necessário para receber um novo colaborador sem conhecimento naquela devida função.

Há muitos benefícios de contratar pessoas sem experiências anteriores e diversas razões positivas para conceder uma oportunidade a alguém que ainda não teve uma chance.

Porém, é extremamente necessário que existam processos bem estruturados e lideranças capacitadas para recepcionar esses profissionais sem experiência. Dessa forma, o profissional poderá se tornar um talento exponencial.

Para a empresa Verisure, essa é uma realidade desde o início de suas atividades no Brasil, em 2011. “Nos processos seletivos, a experiência profissional dos candidatos é imparcial, pois o que faz sentido para a área Comercial é que o candidato possua uma boa postura e comunicação, já que o conhecimento técnico nós podemos desenvolver”, afirma Fabiana Morimoto, coordenadora de RH de Vendas da Verisure Brasil.

Das 106 contratações do mês de fevereiro de 2023 da área Comercial, 74% foram incorporações de profissionais completamente sem experiência na área de vendas para atuação como Especialistas de Segurança. Todos os novos colaboradores passam por um treinamento específico de uma semana e, depois disso, são realizadas reciclagens no segundo e terceiro mês para aprimorar o conhecimento.

Com o plano de carreira, os colaboradores têm a oportunidade de crescer internamente e ocupar cargos de gestão e liderança. Esse modelo também é utilizado pelos outros 17 países em que a empresa atua.

Veja mais: Como o vício em trabalho pode ser prejudicial para a sua carreira

Vale a aposta
A gerente de Talento, Desenvolvimento e Experiência do Empregado da Verisure Brasil, Cecilia Bastos, traz quatro dicas importantes para que outras empresas também garantam uma chance a quem está começando a trajetória profissional:

Volta ao modelo presencial

1 – Sede por conhecimento: pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho estão sedentas por conhecimentos e buscam uma oportunidade de mostrarem seu valor. Com essa disposição em aprender, acabam oxigenando a equipe com sua vontade de “fazer acontecer”.

2 – Profissionais mais abertos: em geral são mais flexíveis e receptivos para diferentes formas de trabalho. Dessa forma, podem crescer com a cultura organizacional da empresa e incorporarem o DNA da empresa, desde que alinhados com seus princípios pessoais.

3 – Valores compatíveis: valores e ética são mais importantes do que experiência. Quando os valores pessoais estão alinhados com as diretrizes da companhia, o profissional certamente irá se dedicar para aprender o trabalho e se mostrar disponível para o que a empresa necessitar.

4 – Interesse pelo aprendizado: pessoas sem experiência buscam por empresas que estimulam os estudos e disponibilizam conteúdos de aprendizado interno, auxiliando no aprimoramento de suas competências.