Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

13 frases usadas por pessoas com alta inteligência emocional

A capacidade de identificar e compreender as emoções é muito valorizada no ambiente profissional, mas também em relações pessoais

A inteligência emocional é a capacidade de identificar e compreender as emoções – tanto as suas como as dos outros. É uma habilidade muito valorizada no ambiente profissional, mas também em relações pessoais. Para os autores Kathy and Ross Petra, esta característica pode ajudar a construir e fortalecer relacionamentos, neutralizar conflitos e melhorar a satisfação geral no trabalho.

Os irmãos escreveram livros sobre como melhorar a comunicação, como “That Doesn’t Mean What You Think It Means: The 150 Most Commonly Misused Words and Their Tangled Histories", ou "Isso Não Significa o Que Você Pensa que Significa: as 150 Palavras mais Mal Utilizadas e Suas Histórias Emaranhadas", em tradução livre. Em entrevista ao CNBC Make It, eles citaram 13 frases indicadas por psicólogos que demonstram inteligência emocional acima da média. Veja a seguir:

1. “Você poderia me contar mais sobre isso?”

Pessoas emocionalmente inteligentes estão interessadas em saber como os outros se sentem e o que eles têm a dizer — enquanto as que não têm autoconsciência se preocupam apenas com suas próprias opiniões. É importante se comunicar de forma que encoraje as pessoas a falarem sobre seus sentimentos e experiências, também usando as respostas como aprendizado.

2. “Eu te entendo”

Essa frase mostra que você entende o que a pessoa está dizendo, criando um ambiente cooperativo para a formação de equipes. Existem opções similares, como “Estou te escutando”, que sinalizam que você está realmente ouvindo.

3. “Eu entendo o que você está dizendo, mas...”

Ao dizer isso, a pessoa destaca outro aspecto da inteligência emocional: a capacidade de agir diplomaticamente ao lidar com pessoas e situações difíceis. Neste momento, a melhor atitude é a sem confronto. "O objetivo é facilitar a obtenção de uma solução mutuamente aceitável", escrevem os irmãos.

4. “Como você se sente sobre isso?”

As pessoas se sentem reconhecidas e respeitadas quando as outras prestam atenção ao que elas estão dizendo. Ao ouvir, faça um esforço para se colocar no lugar do outro de maneira significativa.

5. “Não tenho certeza do que há de errado. Você poderia explicar o problema?”

Esta frase demonstra que você sabe que alguém está tendo um problema, e oferece um convite para que os pensamentos sejam compartilhados. Também é possível dizer:“Você pode esclarecer isso para mim?” ou “O que estou entendendo é que [X]. É isso?”

6. “O que você quer dizer?”

Pedir esclarecimentos é uma maneira de entender melhor o que está sendo dito. "Isso é diferente de pedir a uma pessoa que repita algo", dizem os irmãos.

7. “Ótimo trabalho!”

"Mostrar apreço é importante. Com isso, é possível reconhecer os esforços e as realizações de outras pessoas. Quando você elogia alguém, você imediatamente cria uma vibração positiva. Dizer 'eu aprecio você' faz com que os outros o apreciem ainda mais."

8. “Vocês dois têm bons pontos. Vamos ver como podemos trabalhar juntos”

É uma forma de trabalhar diplomaticamente em pontos problemáticos, reconhecendo diferentes pontos de vista. A capacidade de resolver conflitos é uma marca registrada da inteligência emocional.

9. “Eu adoraria sua opinião sobre isso”

Esta frase permite que outra pessoa sinta orgulho de si mesma e pensar boas coisas sobre quem falou a sentença. Outra opção é: “Pode me dar alguns conselhos?”.

10. “Esta situação me deixa preocupado [ou confuso ou chateado]”

As pessoas emocionalmente inteligentes não se concentram na pessoa que criou o problema, mas na situação. O melhor é explicar como se sente sobre o que aconteceu, evitando soar passivo-agressivo.

11. “Eu me sinto assim sobre...”

As pessoas emocionalmente inteligentes se conectam com suas emoções no momento em que as sentem. Com isso, é possível compartilhar melhor as próprias impressões com outras pessoas, o que as faz se sentirem mais próximas do outro e o encoraja a fazer o mesmo.

12. “Sinto muito”

A humildade é comum entre pessoas com alta inteligência emocional. Quando cometer um erro, admita e peça desculpas sinceras.

13. “Obrigado!”

“Por favor”, “obrigado” e “de nada” são sempre apreciados. Ser educado é uma forma de mostrar respeito pelos outros, o que os faz ter mais consideração por você.