Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Pagamento por WhatsApp: conheça o passo a passo do ‘rival do Pix’

Meta anunciou pagamentos pelo WhatsApp para empresas

A Meta autorizou usuários brasileiros a usarem o serviço de Pagamento via Whatsapp. O produto, já disponível para troca de valores entre amigos e familiares, agora pode ser feito por lojistas. A nova modalidade é focada nas empresas, mas anteriormente já era possível a realização para pessoas físicas, nas quais os microempreendedores individuais já podiam utilizar.

+ WhatsApp começa a operar pagamentos para empresas no Brasil nesta terça-feira

Para usar o serviço, é preciso configurar o Meta Pay, função do app que permite o pagamento. Cartões de crédito, débito e pré-pagos estão autorizados. O procedimento é similar ao de pessoas físicas, mas neste recurso novo, a adesão é feita pelo WhatsApp Business.

Como usar o serviço de pagamento do Whatsapp?

Para auxiliar sobre a nova modalidade, Daniela Machado, diretora global de marketing e produtos da C&M Software, organizou um passo a passo da modalidade para empresas e pessoas físicas:

– Para enviar pagamentos para empresas registradas no WhatsApp, o usuário deve adicionar um um cartão de crédito à sua conta;

– Após abrir a conversa com a pessoa que deseja enviar dinheiro, basta clicar em Pagamentos. A partir daí, aparece a opção de configuração da sua conta de pagamentos;

– Ao aceitar os Termos de Serviço, é preciso criar uma senha de 6 dígitos ou impressão digital. Em seguida, clique em Avançar;

– Segundo o FAQ do Whatsapp, serão pedidos dados de CPF, CEP, endereço completo e sua data de nascimento e, em seguida, os dados do cartão: número, código CVV e validade;

– Em seguida, com essa etapa feita e o cartão salvo, já se pode fazer pagamentos;

O status de cada transação fica disponível na conversa e no histórico de pagamentos no WhatsApp. Quando um pagamento for bem sucedido, o status vai indicar como “Efetuado”. De acordo com o progresso da transação, também aparecem status como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Não efetuado” e “Expirado”.

Quais bancos estão autorizados?

O Banco do Brasil, que já tinha disponibilizado o serviço para pessoas físicas, liberou o recurso para pessoas jurídicas. Para aceitar pagamentos feitos por seus clientes com cartões de crédito, débito ou múltiplo no app WhatsApp Business, é necessário adicionar uma das contas dos parceiros Cielo, Mercado Pago ou Rede.

Veja aqui a lista de banco parceiros.

O serviço é seguro?

Segundo Daniela, problemas com segurança podem acontecer conforme mais pessoas e empresas passem a utilizar a modalidade. “A iniciativa é interessante, mas chegou atrasada ao mercado brasileiro devido à alta adesão do Pix, diminuição da participação das maquininhas no comércio e baixíssima credibilidade do app em gestão de segurança, transparência de informação e alto volume de golpes através que são realizados diariamente no Whatsapp”, explica.