Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Quais os maiores desafios de carreira para os jovens hoje? Pesquisa revela dados

Estudo do Núcleo Brasileiro de Estágios lança luz sobre desejos, anseios e incertezas dos jovens brasileiros no pós-pandemia

Nestes últimos anos, em meio aos impactos da pandemia da Covid-19, pessoas em todo o mundo passaram a mudar a forma como encaram suas vidas – e, consequentemente, suas profissões e carreiras. Considerando também as tantas transformações que vêm afetando o mercado de trabalho, como os jovens se comportam diante desse cenário?

Para investigar o tema, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) realizou uma pesquisa entre os dias 20 e 31 de março, consultando 25.349 jovens com idade entre 15 e 27 anos a partir da pergunta “qual o maior desafio na sua carreira?”. Confira abaixo alguns dos destaques entre as conclusões do levantamento, pontuados com dicas e observações da analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, Renata Blumtritt:

A maioria tem medo de seguir o caminho errado

A maior parte dos jovens, 26,13%, querem a certeza de ter escolhido o caminho certo. “Todos temos um propósito de vida e ele está quase 100% conectado ao percurso laboral. Quando estamos inseridos na profissão por amor, mesmo existindo vários desafios e percalços durante a trajetória, encaramos como oportunidades de desenvolvimento, aprendizado e evolução. Ou seja, o autoconhecimento é a resposta! Quanto mais nos analisamos, nos permitimos e nos conhecemos, maior a facilidade de identificar nosso objetivo e nos alinharmos a ele”, defende Blumtritt.

Muitos querem se estabelecer como bons profissionais

Outra grande parcela, 21,66%, tem o desejo de se consolidar como um indivíduo respeitado em seu ramo de atuação. “Além da paixão pela profissão, ter empatia e respeito pelas pessoas, é necessário saber lidar com suas emoções, exalar espírito de equipe, proatividade, resiliência, coragem e muita alegria”, destaca a especialista. Afinal, apenas a parte técnica não basta para conquistar o reconhecimento de todo um segmento.

A ansiedade é um obstáculo para muitos

Essa é a realidade de 21,38% na hora de encarar um novo desafio. “Identificar esse sentimento é o primeiro passo, mas apenas isso não é suficiente. O melhor conselho é saber quem você é, conseguir lidar com suas emoções, sensações e reações diante das adversidades. Conhecer seus limites, vulnerabilidades e pontos fortes é fundamental. É importante também buscar auxílio profissional para ter um direcionamento e acompanhamento”, orienta a analista.

Outros possuem incertezas a respeito do mercado de trabalho

Para 18,91% dos entrevistados, esse aspecto é prejudicial e cria interrogações a respeito do futuro. No entanto, algumas atitudes podem ser tomadas para evitar essa situação. “O principal é ter consciência de sua capacidade e habilidades. Uma pessoa sem confiança não enxerga seu próprio potencial e pode ser vista por seus líderes como quem sabota a realidade e se coloca em posição inferior aos demais. Além da questão de acreditar e valorizar suas virtudes, competências e vivências, é necessário estar sempre antenado nas novidades e atualizações do setor de atuação. Estudar, ler, se aprimorar, tudo isso faz parte do dia a dia de um colaborador em busca de segurança e estabilidade”, complementa Blumtritt.

Futuro da profissão também aflige alguns

Por fim, 11,91% têm dúvidas sobre o futuro de sua profissão. Afinal, os anos recentes trouxeram muitas mudanças ao mundo corporativo. “A tecnologia veio para transformar e reinventar a forma de trabalho há um bom tempo e, durante o período de pandemia, pudemos sentir esse impacto de forma mais real. Vivemos em uma era na qual desde pedir comida, fazer compras e até uma consulta médica fazemos de forma digital, e precisamos nos adaptar a essa realidade. No âmbito laboral não é diferente. Atualizar-se, pesquisar sobre as tendências e buscar meios para se inserir nesse novo contexto fazem a diferença para as corporações”, finaliza a especialista.