Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Micro e pequenos negócios geraram 85% das vagas de emprego

Estudo foi feito pelo Sebrae-SP com base nos números levantados pelo Caged, organizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência

As micro e pequenas empresas continuam em crescimento e puxando a geração de vagas de trabalho no País. É o que aponta o levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), feito com base em números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de fevereiro de 2023. Dos 241.785 novos postos de trabalho criados, 85,5% foram gerados por micro e pequenos negócios, representando 206.697 vagas abertas.

“Historicamente as micro e pequenas empresas, contando também com os MEIs, são os principais geradores de emprego em nosso País. Isso por conta de uma característica peculiar desses setores, que é a alta necessidade de mão de obra, podendo ser tanto por falta de automação dos processos de produção das empresas, devido ao seu alto custo, ou nas áreas de comércio e serviços, onde se necessita de vendedores e atendentes para suprir as demandas”, afirma o gerente do Sebrae-SP, Paulo Cereda.

Enquanto o comércio teve saldo negativo (-1.344 novos postos de trabalho), a área de serviços foi a que mais contratou, com a abertura de 135.238. “Todo país do mundo tem sua base empregadora nos serviços, especialmente pequenas e médias empresas, desde a década de 1990, com a transferência de indústrias ao parque chinês. Hoje o PIB (Produto Interno Bruto) de serviços responde por 67,6% da economia brasileira e a depender dos países, esse número sobe”, relata o economista-chefe da Infinity Asset Management, Jason Vieira.

Já as médias e grandes empresas tiveram saldo negativo pelo segundo mês consecutivo, apresentando mais demissões do que contratações. “Os grandes negócios buscam produtividade, e assim optam pela redução de capital humano no processo, especialmente industrial. E o crescimento dos serviços mais recentemente é resultado do processo completo de reabertura econômica, que permitiu o crescimento do setor, que deve atingir mais de 70% do PIB em 2023”, ressalta Vieira.

No acumulado de 2023, dos 326.356 novos empregos gerados, 83% foram nas micro e pequenas empresas. Os dados acompanham a alta nas contratações que essas empresas já vinham mostrando no ano passado, quando a cada dez postos de trabalho gerados no Brasil, aproximadamente oito foram criados pelas micro e pequenas empresas.

“Investir no fortalecimento da força empreendedora do nosso País é certeza de investir também na justiça social, na geração de emprego e melhor distribuição de renda”, finaliza o gerente do Sebrae-SP.