Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Empreendedorismo oferece flexibilidade para mães conciliarem trabalho e filhos, revela pesquisa da Serasa Experian

Estudo também mostra que 50% das respondentes têm mais flexibilidade de tempo; 4 em cada 10 são independentes financeiramente de cônjuges e familiares

Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian junto a mulheres empreendedoras revelou que 29% das entrevistadas declararam que conseguir conciliar tempo de trabalho com o cuidado dos filhos foi um dos principais ganhos ao se tornarem empresárias. Dessas profissionais, 38% têm entre 40 e 49 anos, e 31%, entre 30 e 39 anos. A maioria delas, 36%, está no Nordeste, e 32% estão no Norte e Centro-Oeste.

Ainda segundo o estudo, a flexibilidade de horário foi outro ganho percebido por 50,4% delas. Para o vice-presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero, o maior desafio é conciliar o empreendedorismo com as necessidades familiares, e isso exige apoio para que elas possam garantir que todas as tarefas sejam concluídas.

“Trabalhamos para oferecer soluções que auxiliem as mulheres a equilibrarem suas responsabilidades familiares com suas carreiras empreendedoras de forma mais prática e assertiva. Dessa forma, elas podem garantir o sucesso financeiro dos negócios e dedicar tempo para outros fatores além do trabalho. Essa movimentação beneficia a economia como um todo, promovendo a representatividade feminina nos negócios, a inovação e o crescimento empresarial”, destaca.

Independência financeira e escolaridade

Independência financeira é outro fator crucial, já que 45% das mulheres responderam que são completamente independentes financeiramente de cônjuges e familiares, sendo que 51% da renda que elas recebem vêm da atividade empresarial. Nesse recorte, 57% do porte das empresas dessas profissionais é pequeno ou médio, e 43,9%, individual ou micro.

O levantamento também mostra que o nível de escolaridade é alto entre essas empreendedoras: cerca de 55% delas possuem pós-graduação, 42,8%, formação superior, e 35,8%, ensino médio completo.

Diferenças de gênero e os principais desafios

Quando perguntadas sobre as principais diferenças entre gêneros no empreendedorismo, 56% declararam que empreender para uma mulher é mais difícil do que para um homem. Para 36% das respondentes, a maior dificuldade que encontram é a dupla jornada de trabalho. Veja no gráfico a seguir todos os desafios apontados por elas:

A pesquisa Empreendedoras Brasileiras PME, da Serasa Experian, consultou 534 participantes de todas as regiões do país, integrando um levantamento maior para traçar o perfil da empreendedora brasileira. Esse relatório, feito junto a mais de 20 milhões de negócios ativos no país, registrou dados representativos sobre empresas com mulheres como sócias principais e seus ramos de atuação. Confira nos gráficos: