Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

"Future of Jobs": veja os top 10 de habilidades para 2023 e as essenciais para desenvolver até 2027

Habilidades cognitivas são consideradas as mais importantes, mas liderança e influência social serão cada vez mais decisivas

O relatório “Future of Jobs” é um estudo anual, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, que analisa as tendências globais do mercado de trabalho e as habilidades mais procuradas pelos empregadores em diferentes setores da economia.

O estudo deste ano, publicado recentemente, previu as habilidades mais procuradas pelos empregadores agora e nos próximos anos. Segundo a nova edição do relatório, 44% das habilidades atuais ficarão obsoletas até 2027 devido ao avanço tecnológico, o que torna importante aos profissionais desenvolver e aprimorar as habilidades em alta demanda para se manterem competitivos no mercado de trabalho.

As 10 habilidades para 2023 (“Future of Jobs”)

  1. Pensamento analítico (cognitiva)
  2. Pensamento criativo (cognitiva)
  3. Resiliência, flexibilidade e agilidade (autoeficácia)
  4. Motivação e autoconsciência (autoeficácia)
  5. Curiosidade e aprendizagem contínua (autoeficácia)
  6. Alfabetização tecnológica (tecnológica)
  7. Confiabilidade e atenção aos detalhes (autoeficácia)
  8. Empatia e escuta ativa (trabalho em equipe)
  9. Liderança e influência social (trabalho em equipe)
  10. Controle de qualidade (gerencial)

As habilidades cognitivas são consideradas as mais importantes, com o pensamento analítico em primeiro lugar, seguido pelo pensamento criativo e habilidades de autoeficácia, como resiliência, flexibilidade, agilidade, motivação e autoconsciência.

“Cada dia vemos mais interesse em ter pessoas com pensamento analítico e pessoas com criatividade”, destacou Saadia Zahidi, diretora-gerente do Fórum Econômico Mundial, em entrevista ao podcast Radio Davos.

Mas, conforme mostra o relatório, também se tornou muito importante ter habilidades de liderança e influência social, além da capacidade de trabalhar com outras pessoas. As características que nos fazem humanos nos tornam capazes de nos relacionar uns com os outros e de produzir inovação.

As 10 habilidades para desenvolver até 2027 (“Future of Jobs”)

  1. Pensamento criativo (cognitiva)
  2. Pensamento analítico (cognitiva)
  3. Alfabetização tecnológica (tecnológica)
  4. Curiosidade e aprendizagem contínua (autoeficácia)
  5. Resiliência, flexibilidade e agilidade (autoeficácia)
  6. Pensamento de sistemas (cognitiva)
  7. IA e big data (tecnológica)
  8. Motivação e autoconsciência (autoeficácia)
  9. Gestão de talentos (gerencial)
  10. Orientação de serviço e atendimento ao cliente (engajamento)

As empresas pesquisadas acreditam que o pensamento analítico e o criativo serão as habilidades que mais crescerão em importância nos próximos cinco anos. Sua justificativa é que o raciocínio e a tomada de decisões são atualmente as tarefas menos automatizadas no local de trabalho e representam apenas 26% da automação de tarefas.

Prioridades de treinamento

O relatório também revelou que seis em cada 10 trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade terá acesso a oportunidades de treinamento adequadas. No entanto, 82% das empresas planejam investir em aprendizado e treinamento no trabalho para aprimorar e requalificar seus funcionários.

Por fim, o relatório destacou que habilidades de liderança e influência social estão se tornando cada vez mais importantes, sendo uma prioridade particular em setores como a indústria automotiva, aeroespacial, de infraestrutura, cadeia de suprimentos, transporte e manufatura avançada. A IA e o big data também estão em destaque, com um crescimento de 60% na demanda previsto até 2027.

* Tatiany Melecchi é é autora da ATD Sales Enablement Community of Practice e CEO fundadora da Consultoria Transforma People & Performance.