Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Empresários de pequenos negócios encerraram primeiro trimestre com mais confiança, aponta sondagem

Pesquisa conduzida por Sebrae e FGV mostra que o otimismo venceu nos três principais setores da economia: Comércio, Serviços e Indústria

Autor: RedaçãoFonte: Agência Sebrae

Os proprietários de pequenos negócios terminaram os três primeiros meses do ano mais confiantes, segundo sondagem do Sebrae em conjunto com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança dos Micro e Pequenos Empresários (IC-MPE) subiu 1,1 ponto em relação ao trimestre anterior.

“Tivemos um primeiro trimestre positivo, com Comércio e Serviços puxando a alta na confiança dos empresários de pequenos negócios, que ficaram mais otimistas devido ao panorama favorável da economia de geração de empregos e redução na taxa de juros”, argumenta o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima. “A Indústria também deve retomar o otimismo com as medidas recentemente anunciadas pelo governo de Lula e Alckmin, como a nova plataforma do Brasil Mais Produtivo, que vai engajar até 200 mil empresas na jornada de aumento da produtividade”, acrescenta.

O IC-MPE é calculado por meio da soma do Índice de Situação Atual ao Índice de Expectativas apurados nos principais setores da economia – Comércio, Serviços e Indústria de Transformação. Os empresários são ouvidos com relação aos aspectos de demanda, produção, empregos, tendências de negócios, crédito, vendas, entre outros.

Segundo o levantamento, todos os três principais segmentos fecharam em alta no primeiro trimestre de 2024: Comércio (+ 1,5 ponto), Serviços (+1,7 ponto) e Indústria (1,4 ponto). O IC-MPE é calculado desde 2019, período considerado pré-pandêmico.