Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Carreira Contábil - Como crescer nessa profissão?

A carreira contábil é bastante ampla, os profissionais podem atuar em diversas áreas, desde: Departamento de controladoria, auditoria, tesouraria, finanças, assessoria contábil ou então, abrir o seu próprio negócio.

A carreira contábil está em ascensão, afinal, o contador deixou de ser um profissional somente ligado a burocracias e hoje é considerado um consultor de negócios que ajuda os gestores nas principais tomadas de decisões de um negócio.

A tecnologia trouxe mais desafios para os profissionais dessa área, afinal, foram muitas transformações nos últimos anos que exigem um aprendizado constante dos contadores.

O contador é um profissional indispensável para garantir um bom desempenho financeiro nas empresas, diminuir custos com impostos e cumprir as obrigações tributárias e trabalhistas exigidas por lei.

Diante de tanta importância, essa profissão é bastante promissora.

Análise de mercado para a carreira contábil

Não se pode negar que a carreira contábil é bastante vasta, os profissionais podem atuar em diversas áreas, desde: Departamento de controladoria, auditoria, tesouraria, finanças, assessoria contábil e etc.

Ou seja, é possível trabalhar em grandes empresas, assim como, abrir o seu próprio negócio para auxiliar os gestores das companhias.

A demanda por serviços contábeis é alta, é uma área que possui atuação estratégica frente aos negócios.

No Brasil, a contabilidade ganha cada vez mais destaque, especialmente pela informatização de sistemas do governo como o SPED ( Serviço Público de Escrituração Digital) e o eSocial que aproximou o relacionamento entre empresas e poder público.

O contador é a ponte entre ambos e sua atuação está cada vez mais valorizada.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, existem 318 mil profissionais formados em atividade no Brasil, além disso, são cerca de 200 mil técnicos registrados.

Como crescer na carreira contábil?

Profissionais que desejam se destacar nessa área precisam ter em mente que os estudos nunca cessam, pois é fundamental investir não só na capacitação inicial, mas também nas atualizações que são constantes.

As mudanças na legislação bem como as tecnologias que fazem parte dessa área exigem mais empenho dos profissionais de hoje em dia do que antigamente. A boa notícia é que as possibilidades de atuação também se ampliaram muito.

Portanto, conhecimento é fundamental e a capacidade de se reinventar também não pode deixar de ser citada. Os interessados em ter uma carreira contábil de sucesso precisam construir uma rede de contatos, para isso, é importante participar de grupos, congressos, feiras e eventos do setor.

O mercado busca profissionais de contabilidade com determinadas características como:

  1. Criatividade;
  2. Excelente capacidade de resolver problemas;
  3. Conhecimento técnico avançado;
  4. Perfil proativo;
  5. Boa argumentação, inteligência e tino empresarial;

A carreira contábil vive seu bom momento, os profissionais podem oferecer seus serviços de assessoria de maneira autônoma ou pleitear uma oportunidade em empresas ligadas a tecnologia, serviços, varejo e comércio exterior.

Geralmente as empresas de grande porte contrata profissionais formados em contabilidade para ocupar cargos como: Gerentes de finanças, controladoria, gerentes contábeis, gerentes de tesouraria e afins.

No entanto, é fundamental citar que a carreira contábil pode ser muito expressiva na área de auditoria fiscal e também, consultoria para empresas.

Esses são segmentos que visam identificar escapes de dinheiro, fraudes, desvios, má gestão de recursos e até mesmo, problemas na administração nas companhias públicas e privadas.

Diante desse momento de crise mundial, a contabilidade tem desempenhado funções mais importantes nas empresas. Mediante a isso, os profissionais que desenvolverem habilidades de gestão de pessoas e uma boa comunicação podem ter uma carreira contábil ascendente.